Quem não ama o Xbox Game Pass? Todas as editoras, ao que parece, pelo menos de acordo com o que Jim Ryan disse. O executivo da PlayStation se manifestou sobre o serviço de assinatura e afirmou ainda que os resultados estão abaixo do esperado diante dos investimentos. Esta informação surgiu através do vazamento de documentos da Microsoft no caso da FTC dos EUA.
Precisamente Ryan diz:
“Falei com todas as editoras e elas unanimemente não gostam do Xbox Game Pass porque destrói o preço, não apenas no nível do título individual, mas também no nível da indústria. O recente número de assinantes anunciado pela Microsoft em janeiro foram 25 milhões. Tenho certeza de que todos têm suas próprias opiniões sobre isso, mas pessoalmente esperava um número maior dado o dinheiro gasto. Temos quase 50 milhões de assinantes do PlayStation Plus. Acreditamos que temos um serviço de assinatura eficaz. “
Os números fornecidos por Jim Ryan são objetivos, mas uma comparação direta não é totalmente correta. Aliás, importa referir que o PS Plus é obrigatório para jogar online e para muitos jogadores isso é fundamental. No período coberto pelos dados, o Xbox Game Pass e o Xbox Live ainda eram dois serviços um tanto separados (o Ultimate também inclui os benefícios do Xbox Live). Aqueles que quisessem apenas jogar online poderiam simplesmente assinar o Xbox Live.
Os assinantes foram, portanto, divididos (não sabemos em que quantidade) entre Xbox Live e Game Pass. No caso do PS Plus, porém, este não é o caso. Agora o Xbox Game Pass Core é online, então os assinantes serão coletados em uma única categoria e a comparação poderá ser mais sensata. No entanto, não temos dados atualizados a esse respeito.
Além disso, os assinantesda Playstation Plus tem sofrido quedas e a Sony, inclusive, parou de relatar isso. Enquanto o Xbox Game Pass sempre viu aumento de jogadores, e a Microsoft só parou de relatar porque isso estava sendo uso contra a empresa em seus processos de aquisições, como da Activision Blizzard.
Além disso, vimos grandes editoras apoiarem o Game Pass, quase todas na verdade. De grandes nomes que nunca colocaram jogos no serviço só a Activision Blizzard – por conta de parcerias com a Sony também – e FromSoftware. No mais, Ubisoft, Take Two, Sega, Capcom, Square Enix, Bethesda (já antes da aquisiçã), Bandai namco, Warner Bros Fames, etc.
Quanto à opinião dos editores, Jim Ryan é claramente tendencioso, por isso não podemos tomá-la como uma declaração objetiva. No entanto, é isso que declara um importante líder. O que você acha disso?