Bing: Microsoft investiu 100 bilhões de dólares para competir com o Google

Bill Gates (esquerda), Satya Nadella (centro) e Steve Ballmer

Durante o julgamento envolvendo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google, sendo este último acusado de manter um monopólio de mecanismo de busca utilizando práticas desleais, Satya Nadella, o CEO da Microsoft, revelou o valor do investimento da casa de Redmond no Bing: 100 bilhões de dólares.

Nadella é uma das muitas testemunhas chamadas para depor durante o julgamento. Vimos algo semelhante durante o julgamento entre a Comissão Federal de Comércio e a Microsoft sobre a aquisição da Activision Blizzard, no qual Jim Ryan da Sony e representantes de outras empresas também testemunharam.

Alphabet no banco dos réus

A Alphabet, empresa proprietária do Google, foi acusada de manter o monopólio dos mecanismos de busca por meio de práticas injustas, como pagar aos fabricantes de smartphones US$ 10 bilhões por ano para manter o Google como mecanismo de busca padrão.

O depoimento de Nadella não foi divulgado na íntegra porque a mídia não foi autorizada a ouvi-lo. Em todo o caso, surgiram algumas passagens, como as reportadas pela Bloomberg, que dizem respeito a algumas estratégias implementadas pela Google para evitar a perda de quota de mercado.

Por exemplo, foi revelado que a Microsoft fez à Apple uma oferta melhor do que ao Google para tornar o Bing o mecanismo de busca padrão nos iPhones, mas a empresa de Cupertino rejeitou, ao mesmo tempo que a usou para aumentar o preço com o Google.

O exemplo foi utilizado para demonstrar a existência de concorrência para o Google. “Você acha que o Google continuaria a pagar à Apple se não houvesse concorrência nos mecanismos de busca? Por que faria isso?” Nadella perguntou, antes de revelar o investimento de US$ 100 bilhões no Bing.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *