Não há dúvida de que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft tem uma importância capital em termos de Game Pass, como também ficou claro nos testemunhos e documentos que surgiram durante os vários processos de realização da operação, mas quais serão as consequências? Para o usuário final? A editora confirmou que está trabalhando para trazer seus títulos para o catálogo, o que deve se concretizar neste momento no próximo ano – apesar de alguns rumores já apontarem para os próximos meses – provavelmente começando pelos jogos mais antigos e depois com a chegada dos novos grandes armas, como Diablo IV e Call of Duty: Modern Warfare III.
A quantidade de jogos que essa manobra poderia trazer para o catálogo é enorme, mas o potencial que seria desbloqueado é ainda maior, considerando todas as franquias que fazem parte das propriedades da Activision Blizzard, tanto que muita gente pensa em um possível preço aumento para a assinatura do Game Pass, dado o aumento de jogos disponíveis e também a necessidade de financiar uma gigante como a editora em questão. Deste último ponto de vista, para dizer a verdade, o fato de que Call of Duty provavelmente continua a ser multiplataforma deverá em qualquer caso compensar e garantir receitas regulares, mas a ideia de que a Microsoft queira monetizar tal aquisição no curto prazo não é absurda.
Novo preço ou novo nível de assinatura?
Alguns até sugerem que a Microsoft poderia pensar em uma espécie de novo nível de assinatura especificamente para os jogos da Activision Blizzard, considerando o apelo destes e o fato de que alguns dos principais, como Diablo e Call of Duty, podem ser considerados para todos os efeitos e para fins plataformas de jogos como serviços, que poderiam servir a esta organização. Olhando mais de perto, esta última ideia apresenta algumas discrepâncias lógicas na perspectiva da aquisição, porque faria pouco sentido a manobra de 70 bilhões de dólares se os catálogos das empresas permanecessem separados.
Apesar do grane catálogo de jogos que está prestes a entrar no serviço, não acreditamos que agora o Xbox Game Pass estreie com um aumento de preço, até pelo próprio marketing do serviço não seria interessante. Além dos mais, o preço do serviço foi reajustado recentemente.
Por fim, pode-se pensar também que a aquisição serviu à Microsoft simplesmente para se apropriar das receitas da Activision Blizzard e dar um impulso notável à economia da divisão Xbox e não se pode descartar que esta simples solução seja também a que mais se aproxima da visão da empresa.