Conforme relatado pelo The Verge, a Microsoft planeja eliminar o Xbox Game Pass Ultimate como um benefício da empresa para quase todos os funcionários da empresa, exceto aqueles da divisão Xbox/Microsoft Gaming. Uma decisão que parece ter gerado descontentamento entre os funcionários que querem continuar jogando sem pagar, óbvio.
Em particular, segundo fontes do site, a partir de janeiro de 2024, o Xbox Game Pass Ultimate deixará de ser gratuito para quase 238 mil funcionários, que terão, portanto, de adquirir uma assinatura para utilizar o serviço. Por outro lado, poderão fazê-lo aproveitando o desconto oferecido pela loja interna da Microsoft reservada aos funcionários, mesmo que não saibamos exatamente quanto é o preço reduzido.
De acordo com a reconstrução oferecida por fonte do The Verge, alguns funcionários da empresa não receberam bem a notícia e usaram o chat interno da Microsoft para reclamar. Alguns até pediram a Phil Spencer, chefe da divisão de jogos, para comentar a situação, que em resposta afirmou não ter conhecimento das mudanças e que está analisando a situação.
O Xbox Game Pass Ultimate tem um preço de 16,99 dólares no EUA. Se considerarmos as poupanças concedidas aos funcionários da Microsoft, que durante anos puderam utilizar basicamente o serviço gratuitamente, é fácil compreender o descontentamento pela retirada deste benefício corporativo. Como dito acima, os funcionários do Xbox continua com Game Pass Ultimante grátis e Spencer irá analisar o caso.