Entre os muitos movimentos financeiros dos últimos meses e anos também houve uma pista relativa à aquisição da SEGA pela Microsoft, que em mais de uma ocasião pareceu quase real, mas não foi concluída.
Sabemos com certeza que a empresa Xbox considerou seriamente adquirir a SEGA e todas as suas propriedades intelectuais em novembro de 2020, mas a aquisição não foi mais realizada já que a Activision Blizzard apareceu como mais provável e o resto da história vocês conhecem.
A SEGA já havia se manifestado sobre o assunto, demonstrando grande apreço pela Microsoft, mas não a ponto de optar por unir forças do ponto de vista financeiro.
O COO, Shuji Utsumi, voltou a falar sobre o tema durante entrevista à CNBC. Utsumi foi solicitado a comentar a conversa com a Microsoft para uma tentativa de aquisição, e o COO voltou a negar que tenha havido qualquer manobra nesse sentido.
Embora, confessa Utsumi, não seja apenas a Microsoft que está interessada na SEGA:
“Muitas empresas estão interessadas. Nos sentimos honrados. […] Temos IP e potencial interessantes. Empresas com propriedade direta. Um proprietário forte. Não creio que esse tipo de transação aconteça.”
Estes IPs são aqueles em que, aliás, a SEGA gostaria de investir fortemente durante 2024, e que impossibilitam de uma vez por todas a aquisição externa por uma empresa, pelo menos neste período histórico.
Utsumi também revela que, após a aquisição da Rovio, a SEGA também está buscando novas aquisições em um esforço para expandir seu portfólio de propriedades de estúdios de jogos.
“Os estúdios japoneses vão bem. Os estúdios europeus estão em dificuldades“, disse Utsumi falando sobre a situação interna da SEGA. Entre as equipes que não conseguiram estava Hyenas, o projeto mais caro da SEGA e que foi cancelado recentemente.
Claro, a ideia de que os produtos da software house japonesa possam chegar dentro do Xbox Game Pass é tentadora, e de fato está acontecendo. Este mês a Sega lançou três todos, e todos diretamente no Xbox Game Pass. Nem sempre, mas em muitas das vezes se comporta como se fosse um estúdio interno do Xbox.