Steam Deck é um dispositivo excepcional que está se tornando cada vez mais popular no setor de PCs, tanto que conseguiu estabelecer um verdadeiro submercado de PCs portáteis projetados para jogos. No entanto, alguns fãs não gostam muito de sua natureza fechada, o que dificulta o uso de outros clientes que não o Steam. Em particular, eles gostariam de ver adicionado suporte para Xbox Game Pass.
Recentemente, tem-se falado sobre como o Xbox quer trazer o Game Pass para o Nintendo Switch também, mesmo que tenha sido especificado que não há planos nesse sentido, e muitos se perguntam por que a Microsoft também não oferece suporte ao Steam Deck de alguma forma, onde já está pode reproduzir muitos dos títulos disponíveis para assinantes.
A ideia é que a Microsoft chegue a um acordo com a Valve para distribuir o Game Pass via Steam, tornando-o compatível também com Linux. Segundo muitos, seria uma escolha óbvia, dada a natureza lúdica do Steam Deck. O problema, segundo outros, é que o Linux é concorrente do Windows e obviamente a Microsoft irá focar em dispositivos com seu sistema operacional.
É preciso dizer que já existe uma forma de usar o Game Pass no Steam Deck, mesmo que seja um pouco complicado, principalmente para o usuário médio. Para uma real difusão do serviço na plataforma é necessário suporte oficial.
Deve-se dizer que existem muitos serviços de assinatura não suportados oficialmente pelo Steam Deck que os jogadores gostariam de ver rodando nele, como o GeForce Now da Nvidia. No entanto, eles também podem ser usados com alguns ajustes no dispositivo. Veremos se a plataforma será mais amigável com terceiros no futuro.