Segundo diversas fontes, existem algumas patentes registradas pela Microsoft Xbox que demonstram um estudo para a construção de controles do estilo Nintendo Switch Joy-Con, que poderiam ser aplicados a uma configuração portátil que também lembra o PlayStation Portal.
Os documentos vinculados a este projeto falam em controles “agnósticos de plataforma”, ou seja, podem ser utilizados em plataformas não necessariamente vinculadas à esfera Xbox, como dispositivos móveis com Android e iOS para Xbox Cloud, para serem aplicados em telas portáteis com uma configuração semelhante ao Nintendo Switch, no que diz respeito ao streaming.
Seriam dois componentes, um em cada mão, com dispositivos de conexão próprios que podem ser fixados nas laterais de uma tela ou também podem ser usados separados dela, segurados diretamente na mão.
(FYI) Microsoft may be working on its own version of detachable gaming controllers similar to Nintendo Switch Joy-Cons, according to newly surfaced patent documentation.
The concept appears reminiscent of Nintendo's design, but with underlying technology suggesting Microsoft's… pic.twitter.com/ehueast1ZK
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) December 30, 2023
O princípio básico é essencialmente o do Nintendo Joy-Con, mas a diferença fundamental proposta pela Microsoft é justamente o sistema de aderência dinâmica que permite importar a conexão com diferentes tipos de tela.
Isso significa que esses controles poderiam se adaptar a diferentes modelos de tablet, smartphone ou elemento intermediário, modificando os acessórios para que caibam em dispositivos de diferentes formatos e tamanhos.
Isso permitiria facilmente que qualquer monitor móvel fosse transformado em um console portátil baseado em jogos em nuvem do Xbox, posicionando efetivamente um produto da Microsoft também nesta área. Considerando a chegada do Nintendo Switch e o sucesso que parece ter tido entre muitos jogadores, a ideia certamente não é absurda, embora devamos ter sempre presente que o registo de uma patente não corresponde necessariamente a um projeto efectivamente em desenvolvimento ativo.