O Xbox está destinado a se tornar multiplataforma? Após os rumores das últimas horas, a comunidade expressou reações muito amargas em relação à possível decisão da Microsoft de trazer seus atuais exclusivos exclusivos para outras plataformas também.
Os vazamentos relativos a Starfield e Indiana Jones e o Grande Cìrculo que surgiram durante a noite, que se somam aos rumores já consolidados sobre Hi-Fi RUSH e Sea of Thieves, parecem ter tido um grande impacto nos usuários do Xbox, um todos os níveis.
O criador de conteúdo Parris, figura muito próxima da plataforma Microsoft, escreveu que após a disseminação desses rumores, os executivos do Xbox deveriam se apresentar, explicar o que está acontecendo e também se preparar para maiores insights já que as pessoas precisarão de muitos esclarecimentos.
O jornalista Jez Corden, que também sempre esteve próximo do Xbox, lembrou ironicamente as palavras ditas há algum tempo por Satya Nadella sobre competir, colocando uma questão de confiança por parte dos usuários em relação à plataforma.
Igualmente irônico, Corden imaginou que a partir de agora os proprietários dos Series X e S atuarão como testadores beta para jogadores de PlayStation, então ele analisou a questão dizendo que esta escolha produzirá as seguintes consequências na ordem:
- Alienar os usuários, levantando preocupações sobre o futuro dos consoles Xbox e dos jogos adquiridos.
- Criar um meme de que o Xbox não tem jogos exclusivos, alienando grande parte do público.
- Os executivos do Xbox ficarão confusos sobre por que todos acham que isso é uma má ideia.
- E eles vão mudar quando for tarde demais.
— Jez (@JezCorden) February 5, 2024
O fim dos consoles Xbox?
Segundo o jornalista Mike Minotti, “se todos os jogos do Xbox saírem no PlayStation isso levará ao fim da produção dos consoles Xbox. Entendo que para algumas pessoas isso não é muito relevante e a ideia é trazer mais títulos para mais plataformas”, mas desta forma a Sony terá menos concorrência.”
“Acho que estou do lado daqueles que acham que não é uma boa ideia. O Xbox pode se dar ao luxo de competir e deveria fazê-lo, realmente não sei quanto os consoles Xbox poderiam vender se sua única atração fosse o Game Pass, enquanto no PlayStation será possível jogar tanto com o Homem-Aranha quanto com Indiana Jones.”
“Pode acontecer que o Xbox desapareça, que não haja mais concorrência direta pelo PlayStation. Está admitindo a derrota.”
Jeff Grubb, conhecido jornalista e leaker, além de colaborador do citado Minotti, tem opinião diferente sobre o assunto: “O Xbox aceitou que a guerra dos consoles acabou, a única novidade é que parou de fingir que ainda não aconteceu. Eles precisam seguir em frente e é melhor que tenham uma estratégia importante, mas eu me importo com o que é certo: seus jogos continuarão funcionando como sempre.”
Quanto à concorrência, Grubb está convencido de que a Sony não se espalhará após a eventual rendição da Microsoft. “Se o Xbox desaparecesse amanhã, o PlayStation ainda enfrentaria forte concorrência da Nintendo, do PC, dos dispositivos móveis e de todo o entretenimento disponível fora dos videogames.”
“A Microsoft pensa a longo prazo, pensa no que vai acontecer entre agora e os próximos dez anos, entre agora e os próximos vinte anos. Eles não querem continuar fazendo a mesma coisa repetidamente quando está claro que não está funcionando . “