Os últimos rumores relativos a um possível adiamento da data de lançamento do Nintendo Switch 2, que na verdade ainda não foi anunciado oficialmente, provocaram uma queda substancial no valor das ações da Nintendo.
Para quem não sabe do que estamos falando, muitos estavam dando o lançamento do próximo console da Big N com certeza durante o segundo semestre de 2024. Porém, no final da semana passada o jornalista Pedro Henrique Lutti Lippe lançou um rumor, corroborado por portais conhecidos como Eurogamer, VGC e Bloomberg, que sugerem que a estreia do novo hardware poderá ser adiada para o primeiro trimestre de 2025.
Isto foi suficiente para fazer com que as ações da Nintendo caíssem até 8,8% na bolsa de valores de Tóquio, antes de se fixarem numa perda global de 5,8% .
É curioso notar que o valor das ações da empresa de Quioto tinha registado o valor mais elevado alguma vez alcançado (8.874 ienes, cerca de 54 euros) na semana passada, graças a relatos de que o lançamento do Nintendo Switch 2 era esperado para os próximos meses. Neste momento, as ações da Nintendo estão cotadas a 8.410 ienes, cerca de 52 euros, o que ainda representa um valor muito elevado para os padrões da empresa.
Porém, como aponta o analista de mercado Mio Kato, da LighStream Research, o valor das ações da Nintendo pode cair ainda mais nos próximos dias, caso o lançamento do Nintendo Switch 2, e consequentemente dos jogos em desenvolvimento para o console, seja confirmado para 2025 ou corroborado por relatórios posteriores.
“Parece que há muitos novos compradores da Nintendo que podem estar menos familiarizados com a marca e mais impacientes para que a empresa apresente números concretos”, disse Kato. “Os números da Nintendo para o ano fiscal de março de 2025 podem começar a ficar muito ruins se o software principal for adiado ao mesmo tempo em que o hardware atual envelheceu tanto.”
Reiteramos que até o momento a Nintendo nunca indicou um período de lançamento ou quaisquer detalhes concretos sobre o sucessor do Switch. Em vez disso, ele confirmou que o console atual também terá suporte nos próximos anos com novos jogos.