A PlayStation anunciou hoje as demissões de 900 pessoas em todos os seus estúdios first party, sem, no entanto, especificar o número de pessoas demitidas estúdio por estúdio. Porém, o jornal holandês AD.nl descobriu quantas pessoas foram afetadas dentro da Guerrilla Games: 10% de seus membros, ou cerca de 40 pessoas, considerando o total de aproximadamente 400 funcionários que a compõem.
Considere que a Guerrilla tem sede em Amsterdã e é o maior estúdio de desenvolvimento da Holanda, por isso é observada com muita atenção no país. Em breve lançará a versão para PC de Horizon Forbidden West, título que na versão PS4 e PS5 teve custos de desenvolvimento de 212 milhões de dólares, o maior trabalho de mídia para a Holanda. Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, está entre os fundadores da empresa, que dirigiu durante anos.
Alguns dos PlayStation Studios afetados pelas demissões causaram um rebuliço especial na comunidade, considerando que sempre foram vistos como um enorme sucesso. Pense na Insomniac Games, que lançou recentemente o Spider-Man 2, ou na Naughty Dog, o estúdio por trás das séries Uncharted e The Last of Us. Em suma, ninguém está seguro dentro da Sony.