Santiago Gutierrez trabalhou como designer gráfico na Naughty Dog por dezoito anos, antes de ser demitido sem aviso prévio na recente reestruturação da empresa pela Sony. Depois de dois dias processando o ocorrido, ele contou chocado no LinkedIn como viveu isso e, principalmente, como foi maltratado, apesar dos muitos sacrifícios feitos.
“Depois de dois dias encontrei forças para escrever algumas palavras. Acredite, tentei pelo menos uma centena de vezes… não é fácil quando você olha para seus filhos e pensa: fiz algo errado?” Foi assim que começou Gutierrez, que então disse ter começado a sua aventura na Naughty Dog há cerca de dezoito anos, à qual dedicou praticamente a sua vida, entre colegas, amigos, conversas e longas horas de trabalho “para elevar a franquia a cada jogo que disputamos, superando inúmeras dificuldades e contando os triunfos.” Tudo isso desmoronou da noite para o dia: “deixando um vazio que nenhum e-mail de despedida pode preencher… sim, meu coração está despedaçado”.
A história de Gutierrez continua descrevendo seus sentimentos agora que a Naughty Dog não é mais seu local de trabalho: “A tristeza dos últimos dois dias desde minha demissão não é a perda de um emprego, mas sim uma perda de propósito, de uma comunidade, de uma equipe que eu amei do fundo do meu coração.”
A história aqui fica ainda mais amarga, porque Gutierrez diz que não teve permissão nem para se despedir pessoalmente: “depois de 18 anos, que mal eu poderia ter feito?”
Em suma, não só foi despedido, mas as portas da empresa foram completamente fechadas para ele, mas que nos deve fazer reflectir sobre o que realmente é um funcionário de uma empresa multinacional.
Agora Gutierrez, como muitos de seus colegas, está em busca de um novo emprego, em um mercado cada vez mais lotado, com talentos que não têm onde se encaixar.