A Microsoft está bastante agressiva na indústria gos jogos e parece que não vai deixar os seus concorrente em nuvem entrarem neste mercado tranquilamente. Segundo o que foi comunicado em sessão de perguntas e respostas com a equipe, parafraseado em longo relatório do Kotaku, um dos motivos pelos quais o Google teria interrompido o desenvolvimento de títulos próprios – first party – para o Stadia, fechando seus estúdios internos, seria a aquisição da Bethesda da Microsoft, esta atitude teria assustado o gigante de buscas.
Mesmo que a associação pareça absurda, não é difícil entender o significado: o Google teria se confrontado com a triste verdade de que para administrar uma plataforma com títulos exclusivos agora há necessidade de investimentos bilionários diluídos em muitos anos e teria, portanto, decidido para parar tudo, transformando o Stadia em um simples serviço terceirizado de jogos, muito mais acessível do ponto de vista de gestão.
Claro, pensar que o Google chegou ao mercado de videogames sem estar ciente dos riscos que teria que correr para se tornar competitivo é estranho, já que Phil Harrison, que dirige a plataforma, não é exatamente um passer- em nossa indústria, mas aparentemente mesmo os gigantes de bilhões de dólares nem sempre entendem o que estão fazendo.
No entanto, o Stadia continua sendo uma joia em termos de tecnologia e é definido como o melhor serviço de jogos em nuvem do mercado para compra de jogos terceirizados por streaming. Lembre-se que, apesar do Project xCloud ser muito querido, a Microsoft ainda não vende jogos puramente via streaming e por enquanto só via Xbox Game Pass. Contudo, o Stadia levantou a bandeira branca cedo demais e, como dito acima, a compra da Bethesda pela Microsoft mudou o jogo.