A Microsoft coletou mais uma boa vitória para o Windows 10, e dessa vez veio da cidade de Munique que pretende migrar seus sistemas com Linux para o Windows 10 até 2020.
Há alguns anos, a cidade de Munique na Alemanha caiu nas graças da comunidade open-source ao decidir usar o Linux e o LibreOffice ao invés das soluções da Microsoft. Contudo, isso não foi tão simples como gostariam. Servidores de email, por exemplo, acabaram tendo que ser migrados para o Microsoft Exchange Server.
Com isso, em fevereiro deste ano, a cidade optou por encerrar o processo de migração para o Linux e por voltar a utilizar as soluções da Microsoft.
Ao adotar o Linux, Munique ganhou “de brinde” muitos problemas, já que os usuários não estavam satisfeitos e softwares essenciais para o setor público só estavam disponíveis para Windows. Cerca de metade dos 800 programas necessários não rodavam no Linux e outros precisavam de “muito esforço extra” e alterações para que pudessem rodar corretamente.
Nos últimos 15 anos a cidade tentou ao máximo ser independente da Microsoft, mas os gastos extras necessários para isso não ajudaram, e chegarão a conclusão que “o barato pode sair mais caro”.
O custo da migração não será divulgado publicamente até o dia 23 de novembro, mas 43% dos 30.000 usuários já utilizam máquinas com Windows. A decisão sobre uma possível migração do LibreOffice para o Microsoft Office ainda não foi tomada. Isto só será decidido no final de 2018.
Fonte: documento PDF
Migrar por migrar, sem fazer estudos de viabilidade dá nisso.
Aqui não é questão de qual sistema é melhor, a historia aqui é de burrice política. Dinheiro publico jogado fora só porque um prefeito/vereador achou que seria legal.
Claro, Munique é igual as nossas cidades aqui no Brasil, tudo fundo de quintal.
Dessa vez foi.
Mais de 400 softwares necessários não tinha versão para Linux. Que estudo que foi feito?
Não precisa ser mágico para entender. Na primeira empresa que fiz estágio em TI só se usava soluções Free, Linux e mais alguns produtos. A equipe de suporte sempre mencionava os benefícios de se usar Free, porém, na hora de implantar nem a equipe conseguia soluções. No papel tudo é lindo, nos projetos tudo é maravilhoso, até entrar na prática.
Para este caso segue a mesma linha. Temos soluções Free, mas na prática não funciona.
Um matéria legal sobre o assunto.
http://meiobit.com/295493/munique-cidade-pioneira-uso-linux-deve-voltar-para-o-windows/
Interessante, mas não confirmado.
“Tem-se acostumar com um mundo sem Windows”
“Microsoft a cada ano que se passa fica mais irrelevante”
Um tapa em muitos hahaha
No mobile sim. E tá todo mundo indo para o mobile e deixando o desktop para o uso cotidiano
só aqui que os smartphones estão morrendo
menino bom, o espetacular homem aranha, kkkk
Olha, não se faça de desentendido, a primeira frase é referente aos desktops. Uns “lunáticos sem noção” vem falar isso baseado em NADA, nada mesmo. Não tem como enxergar o mundo sem Windows em curto, médio e longo prazo.
E a segunda frase, aí que sei que tão fumando orégano.
OBS.: Massa que não viesse desenfreadamente ao site pedindo para publicar essa matéria, diferente de outras, como o novo contrato da Delta para compra de novos hardwares mobiles.
Peguei essa do meu site: Linux alimenta quase metade das máquinas virtuais no Azure
A Microsoft é MITA conseguiu fazer o que 99% das empresas ditas especialistas em Linux não conseguiram. Criar um ambiente padronizado e que dá lucro. Deve ser triste pros MIMIMIzeiros de plantão ver a Microsoft fazendo um dinheirão com Linux. AHAHAHAHAHAHAHA choro é livre.
A Microsoft manja demais de fazer dinheiro.
Só não sabe fazer smartphones.
Na faculdade fiz um estudo técnico justamente sobre isso, a adoção de software livre x proprietário.
Resumindo: estudamos 50 casos de empresas que começaram a adotar o Software Livre em 2010/11 alegando que teriam uma redução gradual de custos. Porém, o que tiveram foi uma redução de produtividade e maiores custos. Final de 2014 as 92% das empresas que estudamos, voltaram para softwares proprietários. Os 8% que se mantiveram com software livre foram empresas que não dependiam de grandes soluções, apenas pequenos negócios.
Faz todo sentido esse artigo.
Problema é que a maioria quer usar linux por conta própria ou botam o filho do primo do tiozinho do almoxarifado para fazer o suporte. Não dá pra comprar um zé ruela com alguém da MS.
Quando a migração é feita pela Red Hat ou SUSE aí a história é outra.
Ao adotar o Windows Phone, “Munique” ganhou “de brinde” muitos problemas, já que os usuários não estavam satisfeitos e softwares essenciais para o setor públic só estavam disponíveis para Android. Cerca de metade dos 800 programas necessários não rodavam no Windows Phone e outros precisavam de “muito esforço extra” e alterações para que pudessem rodar corretamente.
Nos últimos 15 anos a cidade tentou ao máximo ser independente do Android, mas os gastos extras necessários para isso não ajudaram, e chegarão a conclusão que “o barato pode sair mais caro”.
Qualquer semelhança é mera coincidência.
Acho engraçado que nesses casos se celebra e comemora o monopólio, quando sai matéria sobre o domínio do Android, daí é, aí meu deus, monopólio só faz mal pro mercado, precisamos de outra alternativa, precisamos de um terceiro sistema. Quando sai matéria sobre crescimento do monopólio da Microsoft, daí é, isso aí, chupa Linux, domínio total e absoluto da Microsoft sobre nossas vidas.
¯_(ツ)_/¯
Pois é. O inverso acontece em sites q odeiam o Windows. As pessoas são foda mesmo. As regras só valem quando lhe convém.
MAC OS, é caro.
Linux, tem uma curva muito longa de aprendizado.
E eu tenho um primo de 7 anos que consegue instalar as besteirinhas dele no Windows.
Entendeu?
Ué
https://www.youtube.com/watch?v=g2fJy2eDnBs
2 crianças? Sério? Isso foi o só que conseguiu achar no Youtube?
Agora pesquisa ai aqueles canais de crianças que gravam seus vídeos e põem no Youtube. Ou tutorias de alguns jogos…
que ai depois conversamos.
Me diz aí, ele sabe usar Android? Porque minha filha de quatro anos sabe ligar um smartphone, abrir a playstore, procurar jogos e instalar. Sabe usar muito bem um tablet e um smartphone com Android, mas já sabe reclamar da Windows store que não tem os jogos favoritos dela…
Sabe sim, inclusive, ele usa o navegador e a Steam pra instalar as besteirinhas dele no computador.
Agora me diz ai, sua filha sabe usar o Ubuntu?
Melhor…ela sabe usar o “terminal”?
adotei o linux ubuntu para meu pc de casa e nao sinto a menor falta do windows, até sinto, agora não tenho mais problemas, antes era virus apesar de sempre ter antivirus, uma vez por ano formatar sei la o motivo e entao o control+alt+del nem sei onde fica no linux, nao tranca nunca, o windows e muito instável! tem que melhorarem isso sem conta o valor
Se você pegava vírus constantemente era melhor ter parado de acessar sites inseguros. Uso o Windows a anos sem antivirus e nunca fui infectado. Já em relação a instabilidade concordo contigo.
Ué, eu nunca peguei vírus depois que comecei a não depender de anti vírus ou algo do gênero. Mesmo tendo aquelas falsos popups na tela, ou propaganda enganosa, eu não clicava, para não baixar algum software malicioso. Aí já é do usuário, se ele pega vírus ou não, e o sistema não influência em nada, apenas a pessoa.
“se ele pega vírus ou não, e o sistema não influência em nada, apenas a pessoa.’
A não ser que seja Android, aí é culpa do sistema.
Sim. Além de a loja do Android não ter aquela verificação muito boa referente à qualquer tipo de malware, ou que seja relacionado à isso, o usuário está muito exposto à qualquer tipo de invasão que seja efetuada por qualquer site malicioso, e é claro, é o que eu acho. Hoje em dia, sem ao menos a gente perceber, alguma informação nossa deve está circulando pela internet sem a gente nem mesmo saber
Linux no ambiente corporativo com sistemas em nuvem é muito mais fluído e seguro. Agora em empresas que rodam aplicativos é praticamente impossível.