A cláusula de paridade entre o Xbox Series X e o Series S será eliminada? Aqui está a resposta de Phil Spencer

Desde que o Xbox Series S foi lançado em 2020, ouvimos ocasionalmente relatos de desenvolvedores que tiveram dificuldades para colocar seus jogos nele – Baldur’s Gate 3 foi o exemplo mais conhecido até agora.

Na verdade, durante essa saga, foi mencionado que o Xbox tinha cláusulas de paridade em vigor para o Series S e o Series X, o que essencialmente significava que os recursos de um jogo precisavam ser os mesmos em ambos os consoles. Uma exceção única foi eventualmente feita para Baldur’s Gate 3, que viu a tela dividida local ser abandonada na versão Series S no lançamento.

No entanto, falando em uma entrevista com Destin Legarie esta semana, o CEO da Microsoft Gaming descartou a ideia de remover completamente a cláusula de paridade, sugerindo que o Series S se tornou mais importante do que nunca para os desenvolvedores devido à grande variedade de dispositivos disponíveis no mercado atualmente.

Aqui está o que Phil disse sobre o assunto durante o bate-papo:

Destin: “Você consideraria abandonar ou ajustar as cláusulas de paridade do Xbox Series S com o Xbox Series X, esse tipo de exigência? Alguns desenvolvedores mencionaram dificuldades na otimização para o Series S. Você pode nos contar mais sobre os planos?”

Phil Spencer: Eu penso nisso quase exatamente da maneira oposta agora. Com o surgimento dos PCs portáteis e até mesmo a introdução até agora do Switch 2, como desenvolvedores, estamos construindo mais especificações de dispositivos. Na verdade, acho que temos uma vantagem real porque estamos mirando o Series S há um bom tempo. Então, quando olhamos para um Steam Deck ou um ROG Ally ou algo assim, temos esta versão Series S dos jogos que é mais adaptada às especificações de dispositivos de muitos dispositivos que, francamente, estão sendo introduzidos agora. E, francamente, a escalabilidade dos mecanismos hoje permite que eles escalem…”

Estou jogando Indiana Jones no Series S e ele parece ótimo, então ele definitivamente é capaz de rodar jogos da geração atual de uma ótima maneira, mas a maioria dos seus jogos que serão lançados suportarão esses diferentes dispositivos, e a especificação do Series S na verdade mapeia muito bem para os dispositivos que estamos vendo introduzidos agora. Então, eu acho que é realmente um ponto de design importante para as equipes daqui para frente – esse tipo de mistura de potência/desempenho que você vê no Xbox Series S.”

Obviamente, há alguns fãs do Xbox que são a favor da remoção da cláusula de paridade para o Series S, mas também entendemos muito bem o ponto de vista de Phil aqui – e a situação dos dispositivos portáteis significa que parece inútil removê-la agora.

Se os desenvolvedores querem que seus jogos sejam acessíveis em consoles como Nintendo Switch 2, Steam Deck, ASUS ROG Ally e outros, eles vão precisar mirar na especificação do Series S de qualquer forma (ou algo próximo), então não faz sentido da parte do Xbox remover a cláusula de paridade para um console – especialmente quando eles estão planejando construir um portátil também!

Mas o que você acha? Você tem uma opinião diferente? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

 

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