O que tem de sites e canais do Yotube levantando a hipótese de que a “E3 morreu”, e apesar de apelarem para várias razões é óbvio que acreditam nisso pelo simples fato do Playstation da Sony não estar mais presente. Sem a Sony, o evento está condenado?
A E3 já confirmou que terá uma nova edição presencial em 2022, e que finalmente, com o fim ou controle da pandemia do novo coronavírus, aquela época mágica na qual toda a indústria de jogos se reúne irá voltar, sem máscaras e com abraços calorosos. Contudo, dificilmente a Sony irá participar do evento… Microsoft e Nintendo estão tristes por conta disso?
Eletronics Arts
Um dos argumentos que a E3 acabou é que não apenas a Sony, mas a Eletronics Arts também não participa do evento. Bem, talvez o pessoal esteja com amnésia, mas ela não participava a E3. A EA sempre teve um evento próprio antes da E3 – como aconteceu este ano ao revelar Battlefield 2042.
E tudo aconteceu conforme o figurino. Mostrou o jogo e principal entregou para a conferência do Xbox [Battledield 2042 gameplay], já que é seu parceiro desde a geração passada. Enquanto que a Ubisoft entrou Far Cry 6 em movimento similar.
As conferência estão fracas?
Bem, outro argumento é que as conferências estariam mais fracas. Não vamos falar da Nintendo e do Xbox agora. Contudo as das editoras nunca foram o ponto alto da E3. Existem anos fracos e anos fortes para cada uma, e agora com a pandemia do COVID-19 toda a indústria foi afetada ao menos com um ano de atraso no desenvolvimento dos jogos.
Só agora que o pessoal está voltando para o trabalho, já que as vacinas demoraram também a chegar às crianças e muitos país não podiam deixar os filhos em creches por lá. Tudo está sendo normalizado agora.
Contudo, dizer que conferência da Square Enix, Ubisoft, Take-Two, Bandai Namco, Bethesda, EA, etc. eram magníficas sempre, isso nunca existiu. A Sony e a Microsoft eram o centro das atenções e os protagonistas.
Nintendo e Xbox só comemoram
A Nintendo foi a conferência mais assistida de acordo com métricas de um site especifico, mas vale lembrar que a do Xbox foi mais retransmitida por streaming e que a Nintendo lançou um boato de proibição que causou pavor em muitos geradores de conteúdo. Eu particularmente assisti a Nintendo pelo canal oficial.
O Xbox foi dito por Phil Spencer ter a conferência mais assistida na E3 de todos os tempos. Nunca tantas pessoas se juntaram para ver o Xbox, e lembramos que a Microsoft já tinha vencido a Sony em outras ocasiões quando isso neste aspecto de visualizações.
O jogo mais aguardado de todos foi eleito o Forza Horizon 5, e ninguém pode duvidar que a Playground Games merece este reconhecimento. A melhor conferência foi a do Xbox e Bethesda, mas a da Nintendo também agradou muitos de seus fãs.
Notem que para a japonesa e a americana os resultados foram bem positivos com a desistência da Sony, o palco ficou muito mais chamativo para ambas.
Quem ganhou?
A resposta é fácil: os jogadores do Xbox e Nintendo, na verdade eles tiveram uma semana espetacular com muitas novidades do que chegarão. O público do Xbox recebeu vários jogos no Game Pass e vários anúncios épicos para as próxima semanas e além. Acreditamos que mostrar tudo isso seja um ato de respeito para o seu público que espera o ano todo por este momento.
Será que se a Sony tivesse na E3 e o Xbox desistisse o que será que falariam? Sem dúvidas que o Xbox estava morto, desistiu dos videogames, e que a E3 era maravilhosa e relevante. Muitos amam muito o Playstation e ao invés de cobrar da Sony investimento em grandes eventos, querem descredibilizar a E3 como se a ESA estivesse errada por reunir toda a indústria dos gamers para celebrar a arte que tanto amamos.
O Xbox teve uma semana incrível não só pela conferência do Xbox em si, mas as outras editoras também anunciaram mais jogos para eles – como isso é ruim? Um novo Zelda para os amantes da Nintendo é algo prejudicial? Não faz sentido desmerecer a E3, foi espetacular do jeito que cada membro da indústria conseguiu fazer diante uma época de tantos lutos e dificuldades em que vivemos.
A conferência do Xbox foi dita por muito como a sua melhor de todos os tempos, e as impressões é que a situação só melhore daqui por diante. Esperamos que a indústria não siga a Sony pelo fim destes eventos espetaculares que nos fazem perder o sono de ansiedade, que dá o frio na barriga e que nos fazem gritar como se fosse um gol de nosso time favorito a cada jogo amado demonstrado.
Vocês precisam aceitar que a E3 só morreu para as viúvas da Sony, mas temos agora novos protagonistas e a Nintendo tem a chance de brilhar muito mais. Os tempos mudam, as coisas mudam, e as pessoas precisam aceitar isso.