Tim Cain pode ser mais conhecido como um cocriador do Fallout original, mas alguns de seus trabalhos mais recentes vieram com a Obsidian em sua série The Outer Worlds. Enquanto ele está atualmente consultando sobre The Outer Worlds 2, Cain acabou de compartilhar uma demo do primeiro jogo de apenas um ano em seu desenvolvimento, e vale a pena conferir.
No vídeo em seu canal do YouTube apresentando esta fatia vertical – que ele mostrou com a permissão da própria Obsidian – Cain explica que é uma fatia vertical. O que é isso? Bem, basicamente uma seção limitada do jogo que tem que “parecer e jogar como o jogo final” e é mostrada para uma editora, que neste caso era a Private Division.
Como você pode assistir abaixo, esta demonstração de The Outer Worlds – ou como era conhecido durante o desenvolvimento, Project Indiana – é narrada pelo designer David Williams e mostra um jogador negociando o que se tornaria uma versão inicial do nível Roseway do jogo final.
“Essa fatia vertical[demo] era tão boa que, em vez de simplesmente jogá-la fora, fizemos dela um mapa de embarque no jogo”, explica Cain, enfatizando que ser capaz de criar algo assim em apenas 54 semanas trabalhando em um novo IP em um mecanismo com o qual os desenvolvedores não estavam familiarizados é “uma prova de quão boa a equipe era”. “Eu vi equipes ou ouvi falar de equipes que não conseguiram fazer isso depois de dois, três ou quatro anos”, ele acrescenta.
Naturalmente, dado que esta demo foi feita dois anos antes do jogo acabar sendo lançado e foi projetada apenas para transmitir como a versão final pode parecer, há muitas diferenças entre ela e o produto final. Por exemplo, muitos dos elementos da IU simplesmente não foram projetados ou finalizados porque a mecânica com a qual eles estavam relacionados tinha acabado de ser feita e também há muitos NPCs carecas, já que “o cabelo não estava pronto”.
“Não tínhamos companheiros disponíveis além de Ellie e Felix, então você só os vê”, Cain descreve, “mas a maneira como escondemos isso de você é que não deixamos você embarcar em sua nave, The Unreliable, que é o único lugar onde você pode trocar de companheiros. Também não tínhamos crafting pronto, então, ao não deixar você embarcar na nave, não deixamos você chegar à mesa de crafting que está na nave, e simplesmente não colocamos nenhuma mesa de crafting [naquela versão do] nível Roseway”
Apesar dessas ressalvas, o slice faz um ótimo trabalho ao mostrar como o jogo completo lidaria com coisas como armas, design de criaturas e mundos, bem como diálogos com NPCs. Então, é uma boa observação se você estiver interessado em ter uma ideia de como é o processo de desenvolvimento do jogo.
Como o diretor de Fallout New Vegas, Josh Sawyer, tuitou sobre o vídeo de Cain : “É raro que o público consiga ver o VS e compará-lo com o jogo final, então espero que isso dê alguns insights sobre como os VSs se encaixam no processo de desenvolvimento.”