A era dos jogos AAA de uma única equipe acabou para o chefe do Xbox Game Studios

Matt Booty, chefe do Xbox Games Studios, também falou recentemente durante a PAX West 2022 que a era dos jogos triple-A desenvolvidos e gerenciados por uma única equipe está essencialmente encerrada, com colaborações que agora se tornaram um padrão para determinados projetos.

A principal referência do discurso de Booty é provavelmente Perfect Dark, que está sendo desenvolvido em colaboração por The Initiative e Crystal Dynamics e sobre o qual, além disso,  mas a questão de fato se aplica a vários jogos, tanto a Microsoft quanto a concorrência.

De fato, é improvável que um jogo AAA moderno, de dimensões colossais, possa ser realizado por uma única equipe sob o mesmo teto, então a afirmação de Booty provavelmente é agradável em grande parte, pelo menos no que diz respeito aos projetos maiores do grandes editoras.

“A forma como os jogos são desenvolvidos está evoluindo”, explicou Booty, “que isso acontece em uma única equipe sob o mesmo teto não acontece mais com muita frequência”. Desta forma, não é muito estranho que a Crystal Dynamics tenha sido encarregada de realizar parte do desenvolvimento de Perfect Dark com mais de 100 desenvolvedores envolvidos, de acordo com Booty.

Por outro lado, algo semelhante já havia sido feito para o Microsoft Flight Simulator com a Asobo e a equipe interna da Microsoft dedicada à série, assim como o Age of Empires 4 que contou com a colaboração de Relic Studios e World’s Edge.

Na verdade, a maioria das maxi-produções de hoje faz uso extensivo de equipes de suporte como Certain Affinity, Iron Galaxy, Blackbird e vários outros. Muito do espanto gerado pelo caso de Perfect Dark, no entanto, talvez se deva à importância que caracteriza a equipe da Crystal Dynamics, geralmente engajada em seus próprios projetos e não em apoiar outros.

É lógico que jogos como Call of Duty ou Assassin’s Creed também se valem de estúdios de suporte além dos times principais, é algo realmente comum na indústria de hoje.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *