A estratégia de terceiros do Xbox finalmente começa a fazer mais sentido

Muitos fãs do Xbox tiveram a mesma reação quando foi revelado que títulos como Indiana Jones e o Grande Círculo e Forza Horizon 5 seriam lançados para PS5. Por que estamos perdendo nossos exclusivos? O Xbox não se importa com os potenciais prejuízos às vendas dos consoles? Uma estratégia de multiplataforma é realmente a melhor opção em 2025?

Agora, porém, tudo finalmente faz mais sentido. Apesar de algumas reservas sobre certos aspectos, eu realmente acredito que uma estratégia de terceirização é o melhor caminho para a Microsoft agora — e pode render muito no futuro também.

Basta dar uma olhada em algumas das notícias que surgiram recentemente sobre vários jogos do Xbox no top 10 de pré-vendas do PS5 e como Oblivion Remastered vem dominando as vendas no Steam (e provavelmente no PS5) desde seu lançamento no início desta semana. Ao não limitar esses jogos a uma plataforma específica, a Microsoft está obviamente lucrando muito com eles, e isso deve levar a um catálogo first-party do Xbox muito saudável nos próximos anos.

Sim, uma estratégia de terceiros não é boa para as vendas dos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, e eu definitivamente não gosto dessa parte. A Microsoft não pode contar com a próxima geração de consoles Xbox para se sair melhor, então mudar de estratégia e focar em múltiplos dispositivos, tanto em termos de hardware quanto de software, reduz significativamente o nível de risco financeiro.

Ainda acho que há riscos do ponto de vista da fidelidade à marca. A Team Xbox já se comprometeu a produzir o próximo console Xbox, além de aparentemente vários portáteis, mas será que plataformas como o Xbox Game Pass e o Xbox Play Anywhere serão suficientes para atrair potenciais compradores? Uma estratégia ambiciosa de hardware ainda funciona quando você anuncia abertamente que seus jogos originais chegarão ao PS5, Nintendo Switch 2, PC e outras plataformas também?

É isso que será tão fascinante nos próximos anos: estamos entrando em um território sem precedentes em muitos aspectos. A Nintendo continuará lançando exclusivos como já vimos há muito tempo, a PlayStation provavelmente fará o mesmo, mas o Xbox está trilhando um caminho completamente diferente, que quase certamente terá um impacto transformador na indústria e provavelmente definirá a forma como enxergamos consoles e exclusivos daqui para frente.

Em termos de agora, eu entendo perfeitamente. Você poderia olhar para o cenário de Oblivion Remastered e se perguntar por que o Xbox não o tornou um exclusivo (ou pelo menos um exclusivo temporário) – afinal, ele acumulou vendas massivas e teria mudado de console por conta própria. No entanto, ao optar por lançar para PS5 e PC no primeiro dia, a Microsoft conseguiu se beneficiar imediatamente e provavelmente de forma mais lucrativa, dominando as paradas de jogos mais vendidos em várias plataformas.

Não podemos esquecer que os consoles Xbox Series X e Xbox Series S também estão cada vez mais difíceis de encontrar no mercado. Na minha opinião, eles ainda são facilmente a melhor maneira de jogar os jogos originais do Xbox, graças ao Xbox Game Pass (e simplesmente pelo fato de serem máquinas bem-feitas), mas ficou claro que vender consoles não é o objetivo principal no momento, principalmente com a nuvem cada vez mais forte.

Teremos que ver o que o futuro reserva e se essa estratégia de terceiros funcionará a longo prazo. Finalmente, acredito que o Xbox está fazendo sentido, pelo menos, com isso, e talvez o resto da indústria siga o exemplo nos próximos anos.

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