A evolução dos smartphones é Realidade Mista: a Microsoft já definiu seu objetivo

tela-holografica

O desafio da Realidade Aumentada caracterizará as inovações tecnológicas da próxima década: em um artigo datado de alguns meses atrás e escrito por Matt Weinberger, editor do Business Insider, foi demonstrado a contínua batalha entre a Apple, Google, Facebook, Amazon e Microsoft.

O domínio do Google e da Apple no Mobile é um fato incontestável e os concorrentes não conseguiram criar sua própria plataforma que pudessem quebrar os duopólio. Como resultado, o desafio mudou para o que, na próxima década, a década poderia dar o fim dos Smartphones, tal como os conhecemos hoje. Nós já estamos começando a ver isso com os dobráveis (híbridos entre tablets e smartphones), mas a coisa dificilmente parará nisso.

Não é um mistério que, como muitos analistas acreditam, o aumento da realidade virtual e da inteligência artificial será o campo de batalha das potências acima mencionadas. E todas as gigantes estão apostando com as armas que têm, o Google com seu Android e a Apple com o iOS.

A estrada desenhada pela Microsoft

[youtube]EIJM9xNg9xs[/youtube]

O artigo de Weinberger tende a equiparar as iniciativas tomadas pelas grandes empresas acima: na minha opinião modesta, as coisas não são assim e não parece absurdo dizer que a Microsoft tem uma boa vantagem nesta área e já delineou a programação para a próxima década”.

Hololens e Mixed Reality são dois aspectos concretos, direcionados a públicos bem definidos: o primeiro, por enquanto, uma ferramenta direcionada a Desenvolvedores e Designers; O segundo, especialmente dedicado ao público gamer, tem a vantagem sobre produtos móveis por terem o poder dos PCs com tecnologia que exploram as novidades introduzidas com o Windows 10 Fall Creators Update.

Os camaleões

surface-studio-coruja

O caminho delineado pela Microsoft via Satya Nadella é o da inclusão entre os vários setores, entre as várias plataformas e, por último, criar cada vez mais dispositivos Camaleões que podem se adaptar às múltiplas necessidades do usuário. A marca Surface, para aqueles que não entenderam o que referi, é o exemplo iluminado e prestigiado da nova Microsoft. O própria Surface Studio, embora não dedicado à mobilidade, vai além do conceito de PC de mesa e reúne todas as facetas da transformações inovadora presente na natureza dos dispositivos da família Surface.

A porta para o futuro

surface-phone-westworld

A Microsoft tenderá, provavelmente, criar e um dispositivo capaz de encapsular a experiência de um PC, um tablet, um smartphone e ao mesmo tempo reinventar tudo em uma nova categoria. A presença de Alex Kipman (o homem do HoloLens que falou sobre “a morte do smartphone em prol da Realidade Mista“) no projeto pode induzir que a Realidade Virtual estará marcada em tal dispositivo, talvez o novo aparelho da Casa Redmond possa revolucionar o conceito de mobilidade.

70 comments on “A evolução dos smartphones é Realidade Mista: a Microsoft já definiu seu objetivo

  1. acho que a MS realmente já abandonou os smarts por estar apostando no futuro, o problema é que ela deixou muita gente insatisfeita pra traz… no final ela vai precisar se esforçar muito pra reconquistar esse pessoal ou ela pode acabar dando o start na nova geração mobile mas as pessoas deixarem para comprar da samsung ou da apple… ou seja, ela vai fazer a cama pros outros usarem…

    1. desde os anos oitenta que a merda$oft faz isto,
      só que com a nomeação do merdella, nestes dois anos, tornou-se imbatível na capacidade de fazer caca

  2. A Microsoft abandonou a plataforma mais utilizada no mundo, que é a de smartphones. Apple e Google continuam investindo nela enquanto ela é absolutamente dominante, quando num futuro, que acredito ser bem distante, a realidade mista e etc se tornarem populares, as pessoas provavelmente vão continuar usando os serviços da empresa que já estão acostumadas. Só não vê isso quem é fanático e achar que a Microsoft, que está se tornando irrelevante pro consumidor final, é quem irá dar as cartas nesse mercado é de um fanatismo irracional.

    1. Perfeito, não pode investir no futuro, quem joga fora seu passado e presente.
      Futuro nada mais é que um resultado do que é feito hoje e foi feito ontem

      merdella PHodeu estas duas premissas

    2. Aqui todo dia vejo os artigos demonizarem e rogarem a destruição da Apple/Sony/Google por cometerem a ousadia de lançarem produtos de mais sucesso e apelo que os da Microsoft. Fanatismo irracional é o que define essa página kkkkk

    3. Se fosse pensar assim, Nokia reinaria eternamente, IBM, Blackberry, entre outras empresas e segmentos.

      Como um dia a MS reinou em tecnologia e caiu outras também irão.

      Porque atribuir derrota apenas a MS?

      Tantas empresas nasceram e morreram e esse ciclo não para. Achar que Google que depende exclusivamente de ads irá reinar para sempre, é no mínimo falta de informação de história. Apple que já foi salva da falência pela MS também não lembra?

      Diferente de muitos, não defendo marca nenhuma, mas nem por isso deixo de ver a realidade pelo fato de comentar sobre MS.

      Há tempos você e muitos aqui, retrucam, esbravejam, contrariam tudo em relação a MS, porém, ela continua crescendo exponencialmente mesmo com inúmeros problemas e erros de gestão.

      Se isso não é um negócio rentável, então o que seria?

      A única empresa que tem um portfólio capaz de entregar todas as tecnologias (faltando apenas o mobile), está se reestruturando para o futuro, mas não é isso que importa, e sim apenas o segmento mobile de hoje.

      Acho muito estranho ninguém quase enxergar isso.

      1. “A única única empresa que tem um portfólio capaz de entregar todas as tecnologias (faltando apenas o mobile)”

        Apenas por curiosidade, por que você acha que a Microsoft é a única?

        1. Não sou eu, pesquisa. Hoje a Apple oferece tecnologia de ponta a ponta, mas isso pela falta de tecnologia mobile por parte da Microsoft. Empresas trocaram serviços do Windows por Apple, justamente pela falta da última ponta, mobile.
          Agora veja a curto prazo, Apple e Google tem o portfólio de produtos e serviços que a MS oferece? Nuvem, ferramentas, serviços, hardware, software, soluções empresariais, etc…
          Seguindo o mesmo caminho, se MS conseguir (e precisa), entrar no mobile, qual outra empresa oferece o mesmo portfólio?

          1. A Microsoft pode ter o melhor portfólio para o mundo empresarial, é só.

            No mundo domésticos, a Facebook Inc tem soluções muito mais interessantes por exemplo.

          2. E só? Você diz só? Caramba Bruno!!!

            Para algo chegar no usuário comum, por onde acha que passou o projeto, as ideias e tudo mais? Empresarial, indústria, isso e muito mais antes de chegar até qualquer coisa para nós.

            Bem, sobre Facebook eu não conheço nenhuma solução “doméstica”, já usei muito o Face para divulgação de material e ADS do Google.

            Aliás, falando em Facebook, que por sinal é a única concorrente de ADS que a Google tem, viu a gigantesca valorização das ações no último trimestre? Face vem crescendo muito e uma hora encosta no Google.

          3. As soluções do Facebook são ele próprio, Instagram e Whatsapp. Para o público isso é muito, mais infinitamente, muito mais importante do que as soluções da Microsoft.

            IBM seguiu esse caminho, ficou no empresarial e esqueceu o público. Sabemos o final.

          4. E quem sustenta o Face/insta? Os usuários que só postam “fotinhas”?
            Não, amigo, não é o usuário comum, são empresas que usam face e insta para divulgar seus produtos, serviços, afins…
            A importância que você se refere não está plataforma, mas sim no seu valor agregado, ou acha que o Zuck fez o face para ser legal? Money, filhão, money.
            E os principais acessos do face/empresas não são acessados pelo celular, acredite, ao menos no meu negócio não era, a maioria esmagadora era pelo PC, logo, a maioria é Windows.

            IBM não tem um SO como MS e Apple. Cedo ou tarde ela iria morrer na praia.

      2. “…Google que depende exclusivamente de Ads…”
        Na realidade não é bem assim.
        A Google também investe em muitas outras áreas.
        Além dos clássicos ADS, Android, Gmail (com 15Gb free no Google Drive e armazenamento infinito para fotos), também continua desenvolvendo…
        1) Chromebook (com peso já significativo nas escolas americanas),
        2) O seu Office, que embora inferior ao da Microsoft, é usado em muitas instituições governamentais.
        3) Maps e Waze (quem já viu aquele carro da Google tirando fotos da rua?)
        4) Play movies, Music.
        5) Carro autônomo
        6) Google Fiber (internet de alta velocidade de fibra ótica)
        7) Os hardwares e softwares para casas inteligentes
        8) Os Balões de Internet, as Pipas de energia
        8) Tem ainda toda uma área de pesquisa na saúde, com pílulas magnéticas para detectar câncer, talheres anti Parkinson, lentes de contato inteligentes, Google X, etc.

        1. Junta tudo isso e veja o que realmente deu lucro ou da lucro real para empresa.
          Google depende exclusivamente do ADS. Não sou eu quem está dizendo, são os relatórios dela.

          1. O cara é doente. Ele confunde gosto com realidade. Acha que falar bem da MS tem a ver com gostar da MS. Eu quero que MS, Google, Apple, Coca, Amazon, se explodam tudo em uma ilha distante. Eu valorizo meu dinheiro, que aliás, foi aplicado em soluções da Google e não da MS.

          2. Cara, você defende a Microsoft dia e noite aqui e em fóruns pela Internet, só vou te dar uma dica, ela não precisa de você. Depois eu que sou doente. Existe uma diferença muito grande em um consumidor que critica uma multinacional que nem sabe que ele existe, já que eu falo com quem usar os produtos, de quem vive de defender, a empresa tá cagando se você existe, dá mesma maneira que ela caga se eu existo mas eu tô do lado de cá, dos consumidores… e você? Tá do lado de uma empresa? Hauahauahauahauauauahauahauaua, eu que sou doente?

          3. De suas doentes palavras, faço as minhas…mas…com um adendo. Eu posso me dar ao luxo de comentar o que é pertinente ao caso em questão, vossa figura não agrega em anda nos fóruns dos quais muitos já foste banido. Seu banimento não é injusto, você fala muita besteira sem conhecimento algum, o famoso “causador de treta”.

            Experimente estudar, conhecer mais sobre o que acha que sabe e traga para a gente algo construtivo. Seu achismo é “redículo”, não sabe de meia verdade sobre onde emprego meu dinheiro e fala que sou fã da MS.

            Sabe anda, inocente..

          4. Seu linguajar sofisticado não serve em nada para dominar o seu amor por uma empresa, tão ridículo quanto ter paixão por time ou político. Não sabes sobre meu conhecimento e nem sobre meus rendimentos ou conhecimento. Se te faz feliz, abrace com força a Microsoft, a defenda e a ame.

          5. kkkkkkkkkkkkkk
            Linguajar sofisticado…ou você que não entende?
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Ganhei a noite. Bora tomar uma que terça também é dia..

            Abraço, boa noite e até a próxima!!!

  3. “O própria Surface Studio, embora não dedicado à mobilidade, vai além do conceito de PC de mesa e reúne todas as facetas da transformações inovadora presente na natureza dos dispositivos da família Surface.”

    WTF?

        1. Sim, …

          Mas tudo que eu cantei desde 2014 foi no olho de boi…
          No centro do alvo

          Todos me criticavam quando falei que o merdella estava enterrando o o Windows Mobile, começando pelo nome,que já trazia amargas lembranças…

          Agora vamos ver o novo Round da HP e demais parceiras .

          Até o momento as esperanças são nulas e as previsões péssimas.

          São pouquíssimas empresas que se recuperam de uma perda de credibilidade destas.

          25% de falhas que impossibilitam a utilização dos equipamentos antes de dois anos ?
          Equipamentos Premium e com preço muito acima da média ?

          Lá não é a república das bananas.

          Claro que existem os fanboys como aqui…

          Será que o merdella, recontratou os funcionários demitidos ?
          Os que eram os responsáveis pelos testes e aprovação dos protótipos ?

          Vamos ter dois anos para saber…
          Nada é imediato !

          Será ???

          Comecem suas apostas,,,
          eu acredito que muita água vai rolar,
          cabeças também vão rolar,
          e muitos equipamentos vão dar pau neste período…

          Não adianta xingar e vir com frases feitas, a NOKIA a despeito das opiniões está de volta firme e forte como nunca, com suas patentes e inovações.

          Qual será a realidade delas dentro de dois anos ???

  4. Certinho,,, que será lançado no mês 7…
    Uma vez merdella, sempre merdella e suas c@g@das …
    merda$oft, a nova empresa gerida pelas loucuras, idiotices, incompetência e desmandos do merdella…

  5. Fica a impressão que esses idiotas querem a qualquer custo que a Microsoft não lance um dispositivo que vai mudar o mercado de mobilidade no mundo. Continuem com seus Android~iOS e deixem a Microsoft trabalhar e os usuários da plataforma Windows a acompanhar os acontecimentos do Andrômeda OS.

    1. Cara, você fica aí com esse complexo, mas a real é: Ninguém é contra a MS lançar nada. O que se comenta e ridiculariza é a lerdeza, os fracassos, promessas infundadas da empresa.
      Se ela caiu no ridículo e se auto sabota, ninguém pode fazer nada.
      Se um dia ela tornar alguma de suas promessas realidade, aí a coisa muda. Enquanto isso, vira piada.

  6. eu já cantei a pedra no passado, o HoloLens é um protótipo do surface de bolso, adaptar apps a realidade virtual para q no futuro vc posso usar um óculos q receba imagens do seu aparelho e crie um ambiente de trabalho ao seu redor

  7. Provavelmente vai isso vai acontecer. Só que a Microsoft vai perder o timing, não vai lançar algo a tempo, a Google e a Apple tomarão a frente, e a Microsoft vai ficar chupando o dedo de novo. A história se repete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *