A provável exclusividade do Starfield para Xbox e PC relançou o debate sobre o que significa os exclusivos do Xbox. É claro que a Microsoft, nos últimos anos, mudou drasticamente sua forma de criar jogos e lançá-los no mercado. Ao contrário da geração anterior, nesta parece que o conceito clássico de “exclusivo” foi diluído. Enquanto, anos atrás, a Microsoft competia para tornar o Xbox 360 o campeão de vendas, para o qual jogos exclusivos eram necessários, hoje a política é diferente; focado em levar os jogos ao maior número possível de consumidores, independentemente do dispositivo em que os joguem. É por isso que a exclusividade do Xbox inevitavelmente inclui o PC.
A Microsoft abandonou a ideia tradicional de oferecer jogos ao mercado, optando atualmente por um sistema semelhante ao Netflix: fazer com que seus produtos cheguem ao maior número de consumidores possível, seja por meio de consoles, celulares, PC ou nuvem. Como Phil Spencer afirmou em várias ocasiões, o objetivo é alcançar mais de dois bilhões de jogadores em potencial no mundo. E, para isso, é preciso desvincular-se da ideia de obrigá-los a comprar consoles, optando por permitir que joguem onde e como quiserem.
“Xbox = marca, plataforma, ecossistema.
PC / Xbox Series X | S / Xbox One = dispositivos.
Um jogo pode ser ‘exclusivo para Xbox’ e ainda estar no console e no PC ”, explica James Shields da Microsoft.
Xbox = brand, platform, ecosystem
PC / Xbox Series X|S / Xbox One = device
A game can be “Xbox exclusive” and still be on both console and PC
— James Shields ver.1.22474487139… (@shieldsjames) May 16, 2021
Dessa forma, o Xbox hoje é um serviço maior e que abrange consoles, PCs e nuvem. A ideia de exclusivos do Xbox está entrelaçada com uma grande variedade de dispositivos.