A teoria do “Yin e Yang” diz que dentro de tudo que é bom existe algo ruim e vice-versa. E isso também acontece na indústria de videogames, que, embora exista como forma de entretenimento, às vezes também gera desconforto. Principalmente nos últimos anos, isso se deve ao advento das redes sociais, onde os indivíduos podem falar anonimamente sem se exporem fisicamente.
Isto dá origem a controvérsia e toxicidade, mas também deixa coisas boas. Hoje temos novas provas de que nem os videogames nem as redes sociais têm de ser tóxicos e que comunidades com ideias semelhantes partilham e apoiam-se mutuamente. Hoje contamos a história de um jogador que infelizmente não está mais neste mundo, mas que tem um lugar onde mais queria estar: em Starfield.
A homenagem que a Bethesda prestou a um fã de Starfield vai tocar seu coração:
A todos os meus amigos e companheiros exploradores.
Estou sempre com você, lá fora, no Starfield.
Com amor,
Alex Hay
Bethesda did a tribute to Alex Hay, a major fan who died from lung cancer before he could play the game. Alex made a post on Reddit pretty much saying he didn’t have much time left.
This is so freaking special imo. I have so much respect for the devs at Bethesda for this.… pic.twitter.com/iLD6XsyeAp
— HaveYouSeen (@haveyouseen01) September 2, 2023
Alex Hay era um fã apaixonado de Starfield que faleceu na primavera deste ano. O câncer de pulmão o levou aos 35 anos, depois de muito tempo lutando contra ele. Quando a Bethesda anunciou o adiamento do lançamento de Starfield de março para setembro de 2023, Hay expressou sua decepção no subreddit do jogo, lamentando não poder jogá-lo:
O Xbox é minha ótima forma de fuga, mas é improvável que dure mais 6 meses.
Aproveite em meu nome!
E, infelizmente, foi. Quando a família anunciou seu falecimento em maio, fãs e usuários do Reddit solicitaram à Bethesda Game Studios que adicionasse uma homenagem a Alex Hay, seguindo a tradição do estúdio de homenagear os fãs em seus jogos. Em Fallout 4, por exemplo, um NPC foi incluído na expansão final do jogo como homenagem a um fã. Além disso, a Bethesda também prometeu considerar adicionar uma homenagem a outro fã de Skyrim, Colton “Colt” Meredith, e tinha planos de incluir Shirley “Skyrim Grandma” Curry como NPC no futuro The Elder Scrolls 6.
Nesta ocasião, a Bethesda não criou um NPC conforme solicitado pelos seus colegas do Reddit, mas sim a homenagem é feita em forma de carta, para que possa ser armazenada no inventário Starfield. Se você estiver curioso e quiser mantê-lo, “Alex Hay’s Note” é encontrado ao entrar no The Eye, uma estação estelar que orbita o planeta Jemison.
Não sabemos se a Bethesda contatou ou não o jogador para homenageá-lo, mas tudo parece indicar que a mensagem é dele. Em todo o caso, esta triste mas bela história deve recordar-nos como esta indústria, por vezes tão tóxica, também nos leva a estreitar laços, a unir-nos e a apoiar-nos uns aos outros, até mesmo para enfrentar doenças. Onde quer que você esteja, descanse em paz, Alex.