A era dos portáteis para jogos Windows chegou — quase. Só precisa da Microsoft. Na CES deste ano, assim como nos anos anteriores, há um número crescente de portáteis para jogos relativamente pequenos e muito capazes rodando Windows. Os novos de 8 e 11 polegadas da Acer e o Lenovo Legion Go S, para citar apenas alguns, e já há alguns da MSI e da Asus.
No caso da Lenovo, o novo Legion Go S estará à venda este ano em dois sabores: um com Windows e outro com SteamOS da Valve. A versão SteamOS rodará como o Steam Deck da Valve, que, se você não acompanhou o espaço, parece um console de jogo completo que roda o software Steam e funciona com muitos jogos Steam verificados. Eu passei a amar o Steam Deck; é fácil de usar (mas pode ser personalizado e hackeado), tem uma quantidade impressionante de jogos que funcionam bem nele, e tudo parece bem otimizado para a tela do hardware e o processador de menor potência.
A última vez que tentei jogar em portáteis Windows, foi um processo estranho. Apesar de toda a flexibilidade do Windows e da liberdade de executar várias lojas de aplicativos e personalizar como você quiser, muitas coisas agem de forma estranha e são muito imprevisíveis. Não mudou muito desde então. Skins de software personalizadas para executar jogos e aplicativos nesses portáteis não são tão elegantes quanto no SteamOS totalmente pronto para uso.
A Microsoft já admitiu que quer fazer um Xbox portátil para jogos algum dia. No ano passado, o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, até admitiu que os portáteis para jogos do Windows deveriam parecer mais com uma experiência do Xbox. E, de fato, parece que é exatamente isso que vai acontecer em algum momento deste ano. Depois que escrevi esta história originalmente, os executivos de jogos da Microsoft deram uma palestra prometendo uma fusão do Windows e do Xbox chegando aos PCs este ano durante uma mesa redonda na CES deste ano. De acordo com uma reportagem do The Verge, Jason Ronald da Microsoft diz: “Estamos focados em realmente simplificar isso e torná-lo muito mais parecido com uma experiência de console. Nosso objetivo é colocar o jogador e sua biblioteca no centro da experiência e não todo o trabalho [do Windows] que você tem que fazer hoje.”
O recente esforço de marketing da Microsoft tem sido celebrar o Xbox em todos os lugares. Sua TV pode ser um Xbox. Seu celular pode ser um Xbox. E ainda assim, por que esses portáteis Windows não parecem que podem instantaneamente, sem esforço, se tornar Xboxes também? Você pode, é claro, rodar jogos do Windows, e também jogos do Xbox via streaming na nuvem. Mas a Microsoft ainda não fez esforços para colocar uma experiência do Xbox, com um ambiente similarmente otimizado e fácil de usar (com jogos otimizados verificados) nesses portáteis de jogos Windows ainda.
É difícil de fazer? Não sei, a Valve está fazendo. Não sou muito fã de PC, mas o Steam Deck me transformou em um via Steam. A Microsoft deveria fazer a mesma coisa com pelo menos um esforço mais concentrado em portáteis Windows este ano, especialmente porque o Steam Deck flexiona seu suporte de hardware de terceiros SteamOS — que estará no portátil Legion Go S da Lenovo, mas também em forma beta para outros portáteis de jogos Windows também neste ano. Parece especialmente crítico conseguir isso logo que a Nintendo prepara seu mais poderoso Nintendo Switch 2.
Talvez a Microsoft simplesmente não tenha se importado em acelerar essa iniciativa antes. O Windows existe, e os Xboxes e os jogos em nuvem — e talvez isso fosse bom o suficiente para o que a Microsoft queria fazer. Mas claramente, com base nos últimos comentários da Microsoft, isso está mudando.
Precisa. Esses diversos portáteis de jogos Windows precisam de ajuda para fazer com que seu software pareça melhor, e a Microsoft realmente é a única que pode ajudar. A menos, é claro, que você escolha um portátil de jogos SteamOS ou converta um portátil Windows para SteamOS, mas aí você perde várias lojas, jogos e serviços para se restingir limitadamente ao Steam.
O hardware já está aqui. É o software que precisa de trabalho. À medida que a CES termina e 2025 começa, espero que a Microsoft escolha agir mais cedo do que tarde nessa promessa de empurrar tentativas de software focado no Xbox para portáteis antes de qualquer hardware que ela possa estar buscando no futuro. Já existem muitos jogos, e portáteis de jogos, e jogadores que também estão prontos. Caso contrário, estaremos apenas olhando para um monte de Steam Decks em vez de um monte de Xboxes portáteis?