O Xbox Cloud Streaming, serviço de jogos em nuvem da Microsoft que permite aos assinantes acessar jogos no Xbox, PC ou celulares sem precisar instalá-los localmente, sofreu uma interrupção que durou mais de 24 horas.
O Suporte do Xbox reconheceu a interrupção nas mídias sociais, e a página oficial do Suporte do Xbox declarou que a resolução da interrupção está “demorando mais do que o previsto”. Embora tenha sido finalmente consertada, essa interrupção ocorreu em um momento crítico, quando muitos jogadores estariam de férias depois do Natal e estariam ansiosos para jogar alguns jogos usando o serviço avançado Xbox Cloud Streaming da Microsoft.
Users may see an incorrectly high wait time when attempting to launch a cloud gaming title. Our teams expect that users will be able to connect faster than the elevated time shown. https://t.co/vdGXVBNZ2t
— Xbox Support (@XboxSupport) December 27, 2024
Uma interrupção tão longa também vem em um momento inconveniente. A Microsoft vem colocando o Xbox Cloud Streaming em primeiro plano em seu marketing. A recente campanha de marketing da empresa “This Is An Xbox” (Isto é um Xbox) posiciona o streaming em nuvem como o futuro da marca Xbox, onde os jogadores podem acessar sua biblioteca de jogos em seus dispositivos móveis da mesma forma que podem em seu videogame ou PC por meio do poder do streaming. O que é muito bom até que os servidores caiam e você de repente não tenha jogos para jogar. As desvantagens em termos de latência e confiabilidade foram alguns dos fatores que acabaram condenando o serviço de streaming Stadia do Google no ano passado.
Certamente há vantagens em termos de conveniência para o Xbox Cloud Streaming e outras opções de streaming de jogos por aí. Dito isso, essa interrupção deve servir como um lembrete de que tal perspectiva de valor depende dos servidores funcionando corretamente. Tudo é apenas um Xbox quando os servidores estão funcionando; caso contrário, apenas um Xbox (e qualquer outra coisa que possa realmente armazenar e executar os jogos localmente) é um Xbox.