De acordo com um novo rumor, relatado e confirmado pelo insider Speshal Nick, cerca de dois anos atrás, a Microsoft estava prestes a adquirir a editora japonesa Capcom, um acordo que foi ignorado por razões não especificadas. Speshal Nick, que tocou no assunto no último episódio do podcast XboxERA, é considerado um insider confiável (não infalível), especialmente quando se trata de fatos internos da Microsoft.
Infelizmente, não há detalhes sobre o assunto, no sentido de que os termos do negócio hipotético não foram explicados e não se sabe por que ele não foi adiante. Também não está claro em que ponto as negociações teriam parado. De fato, das poucas coisas ditas pelo insider, é impossível reconstruir o que aconteceu, desde que algo realmente tenha acontecido.
Dito isto, é sabido que a o Xbox está interessado em adquirir empresas japonesas, ou mais simplesmente em formar parcerias fortes, dada a recente viagem de Phil Spencer ao Japão , onde estabeleceu vários contatos importantes.
No caso específico, é preciso dizer que a Microsoft sempre teve um excelente relacionamento com a Capcom. Basta pensar nos títulos exclusivos lançados no passado nas plataformas Xbox para perceber isso, como Dead Rising 3, que foi um dos títulos de lançamento do Xbox One. Isso não significa que a aquisição ocorrerá no futuro, mas apenas que as duas empresas devem estar em contato próximo.