Nesta indústria de videogames em que muitas vezes falamos de muito dinheiro, da economia ou mesmo do mercado de ações, do que da diversão que eles nos produzem, parece que ainda existem muitas práticas ocultas de grandes empresas que ainda não conhecemos. Até sabemos, mas de uma forma ou de outra, quase suspeitamos. Hoje, o caso Epic vs Apple continua a nos dar dados absolutamente surpreendentes, como o de que a Microsoft nunca teve lucro com a venda de um console Xbox.
Em outras palavras, eles sempre são vendidos com prejuízo ou ganho zero. Pelo menos é o que deduzimos ao ler as declarações de ninguém menos que a vice-presidente do Xbox da Microsoft, Lori Wright, no processo da Epic contra a Apple que continua a nos fornecer dados até então desconhecidos de praticamente todos os envolvidos na indústria de videogames. Ontem, foi a Sony que foi descoberta como a empresa cruel que se recusou a fazer crossplay e que só aceitou mediante pagamento, foi visto como o próprio Phil Spencer falava em trazer o xCloud para outros consoles e dados infinitos da Epic Games Store.
E é que o conhecido Tom Warren, jornalista do The Verge, está acompanhando de perto o julgamento, que pode ser visto agora ao vivo, e no momento em que Lori Wright foi chamada para depor, ele transmitiu o tweet para o que queremos dizer :
“A Microsoft alguma vez obteve lucro com a venda de um console Xbox?” Não, respondeu Wright. “Se a Microsoft vende consoles com prejuízo, por que continua vendendo consoles?” Wright responde que o modelo de negócio é dedicado à experiência final do cliente e para isso o “hardware é fundamental”.
"Does Microsoft ever earn a profit on the sale of an Xbox console?" No says Wright. "If Microsoft sells consoles at a loss, why does it keep selling consoles?" Wright responds that the biz model is for a consumer end-to-end experience, and "hardware is critical" for that.
— Tom Warren (@tomwarren) May 5, 2021
Como mencionamos no início, há anos pensamos que muitos dos consoles da Nintendo, Sony ou Microsoft eram muito baratos para o hardware que carregavam e praticamente esta declaração de Wright confirma isso. As perguntas do advogado, evidentemente não especializadas no assunto, visto que ele anteriormente perguntou o que é um Xbox? Conseguem elucidar um fato interessante e preocupante para os milhões de usuários que possuem um console Xbox em todo o mundo.
Ao menos no Tribunal a Microsoft diz que não lucra com vendas de consoles, e na verdade com venda de jogos e serviços e com a comissão de 30% cobrada pelos desenvolvedores.