Playground Games, Bethesda, Obsidian ou Ninja Theory são alguns dos estúdios que a Microsoft adquiriu recentemente. A empresa americana tem trabalhado e fortalecido seus estúdios internos nos últimos anos e atualmente possui o maior elenco de estúdios e talentos do setor conglomerado na Xbox Game Studios.
A última grande aquisição da Microsoft foi a Bethesda, como vocês podem entender, conseguir uma empresa desse nível não se concretiza em dois dias, por isso quando falamos em futuras aquisições queremos ser o mais cautelosos possível e não apostar em tudo que o dinheiro da Microsoft pode comprar.
Da Bloomberg Japan, eles explicaram a situação atual da Square Enix e as opções existentes para sua aquisição. A empresa japonesa está em pleno crescimento e seria um dos maiores pratos que existem atualmente na indústria de videogames e conseguir tal empresa seria algo realmente colossal, falaríamos de um movimento da dimensão da Bethesda ou similar.
Não sabemos se a Microsoft pode entrar na licitação da Square Enix, mas talvez se pudesse eventualmente entrar na compra de um de seus estúdios ocidentais, como Crystal Dynamics ou Eidos Montreal. A Bloomberg é basicamente a fonte mais confiável do mundo em se tratando deste tipo de notícia, mas não é perfeita.
A Square Enix acaba de divulgar um comunicado negando os rumores ou relatórios publicados pela Bloomberg Japan sobre uma possível aquisição da empresa ou de qualquer de suas linhas de negócios. Além do mais, ele garante que não recebeu nenhuma oferta. Este tweet de Tom Warren explica tudo:
Square Enix has shot down rumors of an acquisition after reports from CTFN and Bloomberg Japan suggested “several potential buyers have shown interest in Square Enix” https://t.co/ICHL86wmFY pic.twitter.com/7XOqpAZeu6
— Tom Warren (@tomwarren) April 16, 2021
Desse modo, se a Square Enix realmente não estiver escondendo nada, nenhuma empresa fez oferta para comprá-la, nem mesmo a Microsoft que seria uma das principais interessadas de acordo com seu histórico e pela vontade de ter maior participação no Japão. Por hora, a Square Enix deve ficar como sempre esteve.