A Microsoft anunciou a aquisição da Bethesda em 2020, mas a compra só foi concluída em março do ano seguinte, e como existem várias fases burocráticas os ritos devem ser seguidos e isso normalmente leva um bom tempo. Além disso, existem contratos feitos com outras empresas que precisam ser respeitados sob pena de multas altas.
Diante disso, apesar de termos tomado conhecimento há algum tempo desta aquisição, os usuários do Xbox ainda estão esperando colher estes frutos. Lembre-se, neste período a Bethesda lançou dois jogos, ambos exclusivos temporários do Playstation: Deathloop e Ghostwire Tokyo.
Ghostwire Tokyo foi o último jogo exclusivo da Bethesda para o Playstation por razões óbvias, e foi lançado nesta última semana. A partir de agora, a Microsoft/Bethesda está livre para focar no desenvolvimento de jogos da marca Xbox e PC.
Sobre essa questão Klobrille disse o seguinte:
Parabéns à Tango Gameworks pelo lançamento de hoje[25/03] do Ghostwire Tokyo!
Hoje também marca o início de uma nova era para a Bethesda como um todo, com Ghostwire Tokyo sendo o último novo título com obrigações contratuais vinculadas a outros consoles. Próximo: Redfall e Starfield para Xbox.
Congratulations to Tango Gameworks on today's release of Ghostwire Tokyo!
Today also marks the beginning of a new era for Bethesda as a whole, with Ghostwire Tokyo being the last new title with contractual obligations tied to other consoles. Next: Redfall and Starfield for Xbox. pic.twitter.com/jrXFkQkUq5
— Klobrille (@klobrille) March 25, 2022
Agora, os próximos frutos que iremos colher serão Redfall e Starfield que já sabemos que serão exclusivos do Xbox nos consoles e que serão lançados diretamente no Xbox Game Pass.
Desenvolvimento de grandes jogos leva tempo, e as obrigações contratuais precisam ser cumpridas, mas o tempo passa e finalmente a Bethesda já pode se dedicar totalmente a sua nova família.