Avowed estaria passando por um desenvolvimento problemático, de acordo com Chris Avellone, ex-fundador da Obsidian e autor de alguns dos maiores RPGs da história dos games, que afirma que o projeto em desenvolvimento para Xbox Series X|S e PC sofreu inúmeras mudanças de gerenciamento.
Não sabemos exatamente como Avellone tem conhecimento da dinâmica interna da Obsidian, tendo deixado a empresa há vários anos. Respondendo ao usuário “FaZe Tu Sais” no Twitter, que o aconselhou a retornar à Obsidian para trabalhar no Avowed, Avellone respondeu que “eles continuam perdendo figuras-chave naquele projeto, não é um bom sinal”.
A Obsidian está perdendo funcionários? Bem, até onde sabemos não! Não existem relatos de abandono por membros da Obsidian, portanto não está claro se essas mudanças poderiam envolver uma rotação de tarefas dentro da empresa, que sabemos que está envolvida em vários projetos simultaneamente entre a Grounded, Avowed, The Outer Worlds 2 e pelo menos um outro RPG misterioso ainda não anunciado sob a direção de Josh Sawyer.
They keep losing leads on that project, not a good sign
— Chris Avellone (@ChrisAvellone) September 1, 2021
Para constar, deve-se acrescentar também que Chris Avellone tem uma certa história de comentários mordazes em relação a Obsidian, com quem parece não ter permanecido em relações exatamente idílicas, de modo que toda essa especulação não deve ter tanta credibilidade assim.
Sobre isso, Jez Corden do Windows Central afirmou: “Não é verdade. Eu ouvi de pessoas dentro do estúdio que os comentários de Chris foram recebidos com risos. Então.
It isn't true. I've heard from people inside the studio that Chris' comments were seen as laughable. So.
— Jez Corden (@JezCorden) September 4, 2021
Enquanto isso, Josh Sawyer argumentou alguns dias atrás que Avowed e The Outer Worlds 2 já estão jogáveis, apesar do RPG em questão estar programado para possivelmente 2023, de acordo com Jeff Grubb. Há muito tempo, Phil Spencer o via potencialmente como o melhor jogo de Obsidian.