A AMD acaba de lançar oficialmente sua tecnologia FidelityFX Super Resolution (FSR), a resposta da empresa ao já impressionante DLSS da NVIDIA, que visa aprimorar os jogos para resoluções mais altas e oferecer maiores níveis de desempenho aos jogadores. Além de estar disponível em mais hardware do que DLSS (incluindo GPUs NVIDIA mais antigas), AMD FidelityFX Super Resolution mostra resultados impressionantes em testes. A partir de hoje, os desenvolvedores de jogos para Xbox e PC serão capazes de visualizar o AMD FSR em seus jogos, o que mostra um quadro empolgante para o futuro dos videogames nas plataformas.
O que isso significa para você, o jogador? AMD FSR pode significar grandes coisas uma vez que os desenvolvedores o implementem em seus jogos, especialmente em consoles Xbox. O Xbox Series X e o Xbox Series S já são máquinas de jogos super impressionantes, mas seu suporte total a uma ampla gama de tecnologia AMD (incluindo FSR) significa que eles ficarão ainda mais incríveis com o passar do tempo. Com FSR, os desenvolvedores serão capazes de entregar mais jogos a 60 ou até 120 FPS sem quedas perceptíveis na fidelidade visual ou resolução.
Excited to continue our close partnership with @AMD and see what game developers can do with FidelityFX Super Resolution, available to preview in our GDK today for @Windows, @Xbox Series X|S and #XboxOne consoles. pic.twitter.com/A446cNRUug
— Jason Ronald (@jronald) June 24, 2021
Isso pode ser especialmente crucial para o Xbox Series S. O Series S é um pequeno console fantástico com todos os recursos de jogo modernos que você possa imaginar, mas não tem tanto poder bruto quanto seu irmão maior. Com tecnologia como FSR, os desenvolvedores podem fechar a lacuna um pouco mais.
Aparentemente, os consoles do Xbox One também podem se beneficiar do FSR. Não temos certeza do que isso significa exatamente. Os consoles antigos do Xbox One realmente têm a capacidade de lidar com FSR? Provavelmente não, mas sabemos que a Microsoft está considerando usar o Xbox Cloud Gaming (xCloud) para trazer os jogos do Xbox Series X|S para os consoles do Xbox One. Isso significa que o Xbox One pode se beneficiar do FSR e de outras tecnologias de última geração, tudo por meio do poder da nuvem.
Certamente é empolgante pensar nisso, mas provavelmente teremos uma longa espera antes de começarmos a ver os resultados do FSR no Xbox. Alguns jogos já suportam FSR no PC, e mais em breve, mas os desenvolvedores do Xbox ou da Microsoft Store só agora estão colocando as mãos na tecnologia. Quando isso acontece, porém, o FidelityFX Super Resolution da AMD pode tornar os melhores jogos do Xbox e os melhores jogos do Xbox Game Pass ainda melhores no que se refere ao desempenho bruto.