O vídeo mais recente do Xbox era ostensivamente sobre uma “parceria estratégica de vários anos com a AMD para coprojetar silício” para a próxima geração de hardware do Xbox – abrangendo consoles, portáteis e muito mais. Mas o final do vídeo é a parte mais interessante: todo esse gancho gira em torno do Windows.
“O objetivo é construir uma plataforma de jogos que esteja sempre com você”, declara Sarah Bond, presidente do Xbox. “Para que você possa jogar os jogos que quiser, em vários dispositivos, em qualquer lugar, proporcionando uma experiência Xbox que não esteja restrita a uma única loja ou a um único dispositivo.”
“É por isso que estamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Windows para garantir que o Windows seja a plataforma número um para jogos.”
É uma admissão surpreendente, mas isso não deve ser uma surpresa para quem está atento aos movimentos recentes do Xbox. Depois de desenvolver o Xbox Cloud Gaming e gastar bilhões (aproximadamente) para adquirir grandes editoras como Bethesda e Activision Blizzard, a Microsoft apostou pesado na campanha de relações públicas “Isto é um Xbox“. Anúncios chamativos mostram imagens de celulares, PCs, televisores e, sim, do próprio console Xbox, cada um cercado por letras fortes como “ESTE É UM XBOX”.
E na semana passada, a Microsoft e a Asus anunciaram em conjunto o Xbox Ally X, uma nova versão do PC portátil Asus ROG com um botão Xbox e uma interface renovada, semelhante à do Steam Deck, desenvolvida para jogos mobile. Um grande atrativo para o dispositivo? Ao contrário do Steam Deck, o Xbox Ally X roda todos os seus jogos — porque roda silenciosamente o Windows.
“Não preciso pensar no Windows, só preciso pensar no meu jogo”, diz Anshul Rawat, da Microsoft, em um vídeo promocional do Xbox Ally X.
Esse é basicamente o argumento de toda a campanha “Esta é uma Xbox”. E para alcançar verdadeiros recursos multidispositivo e multiloja, você precisa da versatilidade do Windows.
Ainda é chocante ouvir o chefe do Xbox afirmar que a divisão está “trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Windows para garantir que o Windows seja a plataforma número um para jogos” — e isso é ainda mais chocante em um vídeo que provoca a próxima geração de hardware do Xbox, com tecnologia AMD.
Qualquer fã restante do Xbox pode ter estranhado essas palavras, mas isso faz minha mente de jogador de PC disparar. Adoro ver a Microsoft aprimorar a péssima experiência portátil do Windows e ouvir os altos executivos do Xbox declararem a supremacia do Windows. Mas pense em todos os possíveis efeitos colaterais!
A experiência de jogo aprimorada do Xbox Ally X chegará ao aplicativo Xbox no Windows, transformando qualquer PC gamer em um Xbox? Será que existirá mesmo um Xbox de última geração como o conhecemos? Tenho certeza de que a Microsoft continuará lançando hardware de algum tipo, mas será que estamos testemunhando o início de uma nova era para o Xbox, onde a Microsoft permitirá que os fabricantes de PCs lancem dispositivos que imitam consoles e carregam diretamente no aplicativo Xbox? Será que fechamos o ciclo após o fim das Steam Machines da Valve?
Caramba, chegou a hora de trazer de volta o espírito do DirectX Box que deu nome ao Xbox?
Provavelmente não saberemos as respostas por muitos e muitos meses – talvez até anos. Mas parece que, depois de anos promovendo os consoles Xbox de domínio fechado, a Microsoft está decidida a transformar a marca Xbox em algo muito mais aberto. Essa abertura vem da versatilidade do Windows, mesmo que esteja escondida sob uma camada de polimento do Xbox, e os executivos do Xbox estão dizendo isso sem rodeios agora.
Apertem os cintos, crianças. Acho que a Microsoft nem está mais competindo com a Sony ou a Nintendo. Estamos em uma jornada alucinante – e espero que os jogadores de PC e do Xbox sejam os que mais se beneficiam com isso.