O leaker espanhol eXtas1s sugeriu recentemente que o Xbox atrasou Black Myth: Wukong devido a um problema de vazamento de memória, supostamente descoberto durante a Gamescom após conversas com desenvolvedores do estúdio chinês. O leaker disse que esses problemas fizeram com que o jogo falhasse nos testes de detecção de bugs, levando a um atraso por tempo indeterminado.
A fonte da Forbes negou essas alegações, afirmando que o Xbox não relatou nenhum problema técnico. Uma fonte bem informada confirmou a Forbes que o atraso se deve a um acordo de exclusividade com a Sony Group Corp, contradizendo rumores de problemas técnicos que circularam online.
O atraso tem sido um tópico de confusão desde junho, quando observadores atentos notaram a ausência do Xbox Series X|S no trailer de Black Myth: Wukong mostrado durante o Summer Game Fest. A Game Science tentou esclarecer a situação em seu FAQ, afirmando que ainda estava otimizando a versão do Xbox.
O que realmente está por trás do atraso do Black Myth: Wukong no Xbox?
Até agora, ainda não está claro quando os jogadores do Xbox finalmente colocarão as mãos em Black Myth: Wukong. O jogo já causou um impacto significativo, levando o Steam a um recorde de 37 milhões de jogadores simultâneos no início desta semana e vendendo mais de 10 milhões de cópias em apenas três dias de seu lançamento graça principalmente ao grande público da China.
Por sua vez, a Microsoft emitiu uma declaração que sugeria a situação atual:
“Estamos animados com o lançamento de Black Myth Wukong no Xbox Series X|S e estamos trabalhando com a Game Science para levar o jogo para nossas plataformas. Não podemos comentar sobre os acordos feitos por nossos parceiros com outros detentores de plataformas, mas continuamos focados em fazer do Xbox a melhor plataforma para jogadores, e grandes jogos estão no centro disso.”
Até agora, ainda não está claro quando os jogadores do Xbox finalmente colocarão as mãos em Black Myth: Wukong. Será que os desenvolvedores mentiram? Existem algum acordo escondido da Sony? A Microsoft pode ter dado a entender isso… e a Forbes normalmente é confiável, mas por que não revelar que foi um exclusivo? Culpar problemas técnicos do Xbox? É realmente uma situação estranha e confusa.