A União Europeia irá investigar o bloqueio da Apple contra o Project xCloud

Tim Cook, CEO da Apple.

O recente desentendimento entre a Apple e a Microsoft sobre o Project xCloud, que viu a fabricante do iPhone bloquear o streaming de jogos do Xbox em seus celulares, chamou a atenção da União Europeia. Isso ocorre no momento em que a Apple impõe políticas restritivas sobre software distribuído por meio de sua iOS na App Store, com preocupações levantadas pela Microsoft e pelo Facebook sobre o conteúdo de jogos.

A Microsoft respondeu pela primeira vez ao forte controle da Apple sobre sua App Store na quinta-feira, alegando que Cupertino continua a “negar aos consumidores de jogos em nuvem e serviços de assinatura de jogos” em seus dispositivos. Isso ocorre depois que a empresa encerrou recentemente os testes de sua tecnologia de jogos em nuvem Project xCloud no iOS sobre as limitações rígidas que sufocam sua implementação móvel. O lançamento do Project xCloud para Android continua dentro do cronograma, direcionado para seu aplicativo Xbox Game Pass em 15 de setembro para assinantes do plano Ultimate.

Enquanto no Android está dando tudo certo, no iPhone a Apple não aceita que este tipo de aplicativo rode nos iPhone ou iPads, então, apesar de liberar streaming de filmes e música, o de jogos está proibido. O único serviço de jogos suportado é o “Apple Arcade” da própria empresa. Por isso, a União Europeia está investigando se esta é uma atividade legal para impedir crescimento de concorrente de forma desleal.

A Apple se manteve firme, ela quer que a Microsoft submete jogo por jogo na sua loja e quer 30% de tudo. Lembramos que isso não ocorre com o Netflix ou Spotify. Imagine ter que coloca música por música ou episódio por episódio na loja.

O Facebook também expressou preocupações semelhantes sobre o tratamento do Facebook Gaming, eliminando os jogos dentro do aplicativo após várias rejeições da Apple, e também está apoiando a Microsoft neste processo antitruste conta a Apple.

Comentários recentes da Microsoft e do Facebook podem contribuir para as atuais investigações antitruste da União Europeia desafiando a Apple e suas excessivas exigências na sua App Store. A Comissão Europeia comprometeu-se a examinar mais de perto o mercado e as práticas internas em junho, incluindo a exigência de utilização de sistemas de pagamento internos.

Os comentários da Comissão seguem uma audiência antitruste nos Estados Unidos no mês passado, no qual a Apple foi questionada sobre alegações de práticas anticompetitivas.

 

Fonte

54 comments on “A União Europeia irá investigar o bloqueio da Apple contra o Project xCloud

  1. Com certeza alcançaria um número muito grande de pessoas se chegasse no iPhone, mas devia dar na cara deles lançando no Android e sendo sucesso total, ótima parceria com a Samsung, não é por ser Android, mas tem uma visão de mercado bem diferente da Apple

  2. O problema da Apple é que ela acha que ela é quem decide o que é melhor pro cliente, e não o próprio cliente em si, talvez ela pense que os mesmos são tão incapazes intelectualmente, que ela deva tomar a decisão por eles…

    1. A Çony faz a mesmissima coisa. Ela alegou que estava fazendo o melhor pelo cliente quando negou o EA Access para o PS4. Sonysta aplaudiu de pé.

    2. Isso ta na filosofia da empresa. Uma das frases do jobs era que o consumidor não sabia o que queria até eles mostrarem. O que de um certo ponto de vista não está tão errado assim. E parte do negocio.

  3. Eu só bem chato com relação a essas coisas, não vejo a Apple errada de certa forma, o sistema e deles, e um sistema privado. Eles coloca oq eles querem, se os clientes não gostaram que vá para o android. Apple não obriga ngm a ficar nos produtos dele, se as pessoas ficam nesse sistema e pq se sentem seguro e satisfeitos com o mesmo.

    1. Mas e quem já comprou smartphones e tablets da Apple? Se eles quiserem o serviço, terá que migrar de aparelho. Então faz sentido reclamarem.

      1. Quem comprou deve ter assinado os termos de uso de serviço da Apple (que ninguém lê). Que joguem o IPhone no lixo e comprem o Xyaomizao da massa ou um Samsung top de linha.

    2. Mesmo que ela seja dona do sistema, para a União Europeia uma empresa não tem direito de prejudicar o consumidor ou o mercado. A apple e o google já fizeram a MS ter problemas com o office/windows, mesmo sendo da MS, nada mais justo que receber o mesmo tratamento.

  4. Galera eu não sou um expert em celular, sempre tive android, já mexi em celular da apple e achei bem ´´complicado´´ porque raios alguem escolhe ter um Apple ao inves de um Android? alguem sabe me informar o porque?

        1. Deixa explicar melhor

          iPhone é para que tem Status, Nível de cargo superior. Melhor dizendo para que tem vontade de gastar dinheiro.

          Samsung, Motorola e companhia é pra quem tem dó de gastar seu dinheiro suado que trabalhou duro no mês.

          E relaxa a bundinha aí amigucho.
          Zoação a parte
          ?????

          1. dinovo: preciso de uma resposta coerente não de imbecilidade! mas também olha de quem vem a resposta!

    1. Já tive ipad, em tese a Apple é mais segura com informações, e tem apps e jogos bem mais responsivos e caprichado,, eu penso que quem usa iOS, “excluindo” os babacas que adoram expor fotinhas em redes sociais, pensa em um OS mais fluido e seguro.

    2. Também tem o fato da Google usar seus dados de tráfego (não dados pessoais, até onde sei) a torto e a direito. Pras pessoas que consideram isso anti-etico ou exploração comercial ilegal dos usuários, a apple hoje é a única opção viável de fuga…

    3. Fala Ramires! (Jogava muito!!!) Eu tenho um iPhone e acho a interface melhor que o Android. E como eu era um profissional da área de design gráfico, tb tinha um iMac. São ótimos produtos, confiáveis e duradouros. Mas hoje, principalmente pelo preço, optei por voltar ao PC e não me arrependo. Nunca tive muito sucesso com o Android, mas mantenho o meu iPhone por causa do plano que me permite receber um novo aparelho uma vez por ano. Tô sussa. Mas com a chegada da xCloud, eu tô quase mudando de idéia.

    4. A Apple dá mais atualizações de software do qualquer outra marca que usa Android. O iOS 14, por exemplo, que ainda está em beta vai sair pro iPhone 6s de 2015. A Samsung que é a principal concorrente, e que faz mais pelo Android do que a própria Google, só dá 2 anos de atualizações.

      Se você olhar um Galaxy S6 (2015) você vê que ele tá datado, já que a o sistema Samsung mudou muito, e que talvez nem rode os aplicativos mais recentes, algo que você não vai ver no iPhone da mesma época. Quando um app passa pela aprovação da Apple, ela requer que, dentro das limitações de hardware, esse app seja compatível com todos os aparelhos que rodem a versão mais recente do iOS.

  5. Qual o problema nisto??

    Só porque que a Europa não vai ganhar ?? com seus clientes de iPhone/iPads.

    Se a Apple não quer usufruir do xCluod, ídai, problema é dela.
    Tem Android e Pc pra isso.

    Ou será que celulares Android não é vendido tão bem como os iPhones?

  6. A Apple se dá a esse luxo simplesmente pelo peso de seu nome. Se consolidou no mercado através de inovações no passado, mas agora é quase sinônimo de modismo.

  7. Deveria no minimo dar a opção do usuário escolher se quer aplicativos de terceitos fora da loja por sua conta e risco, bastaria a pessoa instalar direto do site da MS.

  8. É só a Microsoft proibir a Apple de usar a patente de touch dela. Pra quem não sabe, esse touch que utilizamos da tela do iPhone é graças a patente da Microsoft. Cada aparelho vendid a MS lucra em cima da Apple.

  9. Se isso for adiante vão ter que investigar as empresas que tiram os jogos do Geforce Now também, pois não tem justificativa nenhuma pra tirar.

  10. Não estou defendendo a Microsoft, mas a Apple, depois que o Steve Jobs se foi, parou de evoluir tecnologicamente, ele sempre fez de tudo para que o iPhone fosse muito mais do que um celular, desde o começo, tanto que revolucionou o mercado de celulares, talvez nem teríamos celulares como os de hoje se não fosse a Apple e a visão do Jobs, mas infelizmente ela parou no tempo, não pensa em evoluir o iOS, Hardware e muitas funções prometidas pelo Jobs foram abandonadas, o WhatsApp nem seria nada no mercado se tivessem investido no aplicativo de mensagem do Jobs, e a Apple quer 35% da receita de qualquer aplicativo na loja, Telegram está na justiça por causa disso. Já tive muitos iPhones, iPads e MacBooks, mas não vejo mais o mesmo potencial nos aparelhos dela como tinha no passado. Hoje virou um aparelho perfeito para quem é viciado em redes sociais, e só.

    1. Ela já tem seu status e cobra caro por isso, enquanto estiver vendendo não tem porque mudar, olha o exemplo da Sony que não faz nada de inovador mas tem sempre sua base cega.

      1. Infelizmente é como você falou, uma nova geração de pessoas que se satisfazem com qualquer coisa, adolescentes que são populares nas redes sociais e que não sabem conversar pessoalmente, tem pessoas que eu conheço que falam comigo que é uma beleza, pelo whatsapp, pessoalmente quase não fala (e não larga o celular)

    2. O pessoal que compra produtos da Apple não está preocupado com inovação ou benefícios, o que querem é foto no espelho que apareça a maçã

  11. A Apple está fazendo uma grande besteira, tenho certeza que se esses serviços vingarem e fazer sucesso, ela mudaria de ideia. Com todo mundo podendo jogar XBox, PS, GEFORCE NOW e etc. em seus smartphones, o iPhone ficaria sem um bom atrativo, isto daria mais motivos para escolherem um Android do que um dispositivo da Apple.

      1. Ótimo jeito de se lidar com a concorrência rsrs… Só sei que a Apple não tem servidores para isto, dependerá de terceiros, seria interessante se ela precisasse da Google, Amazon, NVidia ou da MS para isto…

  12. Olha, o livre mercado é o melhor negócio para o consumidor, vc vê, temos o Stadia, Nvidia Gaming, e agora o Xcloud, poxa olha tanto, mas no IOS, só tem o serviço da Apple, acho isso um tiro no Pé, forçar o consumidor a querer só o seu, me soa meio q ditador isso, se é um serviço de Streaming, eu concordo pela MS que a Apple não deveria cobrar, mas agora, no momento que um usuário comprasse algo, aí sim eu cobraria uma parte.

  13. A Apple já foi melhor e tinha mais mercado. Eu lembro quando ela tinha uns 40% de participação do mercado há alguns anos, hoje ela tem 25%, ou seja, se continuar assim, a longo prazo vai cair ainda mais. Ela tem um sistema operacional e não pode proibir aplicativos de rodar em seu sistema porque ela não gosta do aplicativo. É similar ao que já aconteceu com a Microsoft com o Windows 98, onde ela teve que ceder muito para dar visibilidade aos aplicativos concorrentes em seus sistema (Netscape, Google Chrome, Buscador Google, etc..).

    Fonte: https://gs.statcounter.com/os-market-share/mobile/worldwide

  14. Ainda tem maluco que ama essa empresa de paixão. Adora ser esfolado na carteira pra falar que o iOS é melhor, até pagam pra antecipar update.

  15. Na minha opinião Jorge, A União Europeia não irá investigar o bloqueio da Apple contra o Project xCloud não. Na minha opinião. Ok Jorge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *