Microsoft mata Groove Music Pass, e o futuro é Spotify

groove-spotify

A Microsoft anunciou hoje em seu blog que descontinuará o serviço Groove Music Pass e auxiliará os usuários na migração para o Spotify.

De acordo com a Microsoft, o aplicativo Groove Música será atualizado nesta semana para os participantes do Windows Insider Program e incluirá o suporte para migração de suas bibliotecas de músicas e listas de reprodução para o Spotify. Para o público em geral, a versão atualizada do aplicativo será disponibilizada em 9 de outubro.

O fim do serviço Groove Music Pass não implicará no investindo do aplicativo, que poderá ser usado apenas para reprodução de músicas armazenadas localmente e no OneDrive. Contudo, o fim do serviço significa que a Windows Store também deixará de vender músicas, mas ainda será possível comprar filmes e outros conteúdos.

A migração do Groove para o Spotify só será suportada em dispositivos com Windows 10 e no Xbox One. No Windows 8/8.1 isso não será possível.

O aplicativo Groove Music deixará de oferecer a opção para streaming, compra e download de músicas a partir de 31 de dezembro. A opção para migração das bibliotecas e listas de reprodução para o Spotify poderá ser usada até o final de janeiro de 2018.

O que vocês acharam disso?

Fonte: Microsoft

178 comments on “Microsoft mata Groove Music Pass, e o futuro é Spotify

      1. Nossa… Parei pra pensar nas implicações que uma aquisição desse porte teria e pqp. O maior serviço de músicas sendo adquirido por uma das maiores empresas do mundo… Mas é impossível, se esse fosse o caso eles teriam apenas fechado o serviço mas continuariam vendendo músicas na loja.

        1. Avaliada em 16 bilhões poderia ser uma jogada de marketing por parte da Microsoft, vamos ver se como vai ser essa parceria.

          1. Mobile não esta morto nem enterrado, você esta vendo esse caso? Microsoft já veio a publico dizer e no Mobile quem disse isso? Você? Ou comentarista desse site? Outros sites?

            Até agora mobile ainda vive querendo ou não.

          2. Complicado dizer isso sendo que existe no mercado à venda a mesma quantidade de smartphones com Symbian.

          3. Justamente para morrer é necessário um pronunciamento oficial como o da Nokia ou mais recente da Mozilla ou BlackBerry.

          4. Que pensamento ridiculo. EU posso matar alguem e nao falar nada, se eu nao falar nada então eu nao matei ?

          5. ”Com base no art. 5º, inciso LVII, da Constituição da República, que prescreve que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”

          6. Ou seja, se eu tiver um bom advogado e as provas não foram contundentes, pra voce eu não matei. Embora tenha matado. Genius

          7. Se eu falar que matei eu matei correto?
            Se você falar que eu matei não quer dizer que matei correto?

            Ou seja você tem que provar que eu matei e não apenas imaginar que o ato aconteceu.

          8. não, voce pode falar que matou e não ter matado.
            Acontece que no mundo da tecnologia, se voce para de investir, aquilo se torna obsoleto, morto. Foi o que a MS fez com o w10m.

          9. Mas como você sabe que ela parou de investir?
            Porque no Groove ela fazia investimentos (claro que você não sabe) porém matou o serviço.

            Um ela investia (Groove) e matou correto?
            No outro segundo você supostamente ela parou de investir e ela não oficializou a morte?

            Que coisa louca né?

          10. Você esta certo, o W10 mobile está mais vivo do que nunca, encontro 4983096805968047 de aparelhos a venda, encontro milhoes de pessoas usando e o market share ja esta em 1000%

          11. O que você não entende criança é que mesmo que ela não tenha participação de mercado, não diz que ela deixou de trabalhar na área móvel.

            Sabe é chato ver você como papagaio repetindo idiotices dos outros e achando que esta certo, seja mais autêntico.

          12. Cara se ela estivesse realmente investindo, Teria aparelhos fabricados por ela, ou subsidiando outras Empresas, teria propaganda, teria alguma coisa. Tem que ser muito idiota pra não conseguir enxergar o OBVIO, que todos os demais ja enxergaram e PULARAM fora dessa bomba. Autenticidade é se fechar no seu mundinho, usar um sistema bugado, sem apps e achar isso lindo.

          13. ”Autenticidade é se fechar no seu mundinho, usar um sistema bugado, sem apps e achar isso lindo.”

            Meu 950XL esta extremamente bom inclusive estou te respondendo através da central de ações, não tenho bug nenhum já vários meses e na ultima atualização fornecida pela empresa o sistema ficou consideravelmente mais rápido.

            Respondendo seu comentário, a Microsoft forneceu o sistema 8.1 e 10 que são ótimos os apps criados para eles considerando as receptivas era ótimos. Ou seja os sistemas existiram e os apps não eram responsabilidade da empresa ok.

            App tem e quando bem feitos se mostram muito eficientes, o sistema não tem BUG e é bastante responsivo e no tocante as fabricantes o ”problema” era outro, não vou me aprofundar nisso porque com você é perda de tempo.

            Mas enfim, vou deixar esse como ultimo comentário pois você é só mais papagaio trancado em sua gaiola.

          14. Mobile está morto e enterrado, sim. A partir do momento que tem menos de 1% de marketshare e não tem nenhum device novo pra adquirir em lugar algum, significa que está morto. Agora se eles ficam atualizando o Windows Mobile atual, é pq ainda está no período de suporte da linha x50, o qual se encerra no ano que vem. 🙂

          15. Não ter dispositivo não diz que o sistema morreu, quanto ao termino do seu suporte entendo que realmente algumas versões realmente tem seu suporte encerrado em 2018 porém. É valido informar que a cada atualização são acrescidos 18 meses de suporte.

            https://support.microsoft.com/pt-br/lifecycle/search

            Verifique que o Windows Mobile em suas versões mais recentes seu suporte se encerrará em 2019.

        1. Um Spotify UWP não virá tão cedo, pq existe a necessidade de dar suporte aos dinossauros que ainda estão no Windows 7. Mesmo motivo pelo qual o app do Twitch não é UWP.

    1. Nem o Bill Gates usa W10M. Abandonem essa joça. Eu usei por 2 anos, entre Outubro de 2014 e Março de 2017, Sofri demais. Melhor coisa migrar pro Android.

  1. Por mim tudo bem: Não cancelando o app em si mesmo que é bonitaum e dá pra escutar as musicas e editar as tags (sem a necessidade de um app de terceiro para isso), já tá mais q dboa hue?

  2. Nadella detesta competir com os demais, estando na terceira colocação no mercado. Primeiro cortou o Windows Mobile e agora o Groove. Se continuar nessa toada, o próximo a rodar é o Edge (marketshare caindo) ou então o Skype (que já estão empurrando as empresas para a marca Microsoft Teams).

    Aliás, a Microsoft do Nadella desiste muito rápido dos seus produtos quando eles não fazem sucesso. Veja o Surface por exemplo, se Nadella fosse CEO na época do lançamento do Surface RT, a linha já teria sido totalmente descartada. Xbox e Bing também davam prejuízos grandes há uns anos, mas foi a persistência dos antigos gestores que manteve as duas divisões ainda funcionando até hoje, mas não se sabe até quando…

      1. Se você contar os antigos nomes do Groove, sim, de fato é bem antigo. Porém a MS nunca se importou muito com o serviço, depois do Zune só veio porcaria atrás de porcaria (Xbox Music), aí quando começam a melhorar o Groove de forma consistente (a partir do ano passado), cancelam tudo e partem pro Spotify.

        A verdade é que a Microsoft simplesmente não consegue conversar com o mercado consumidor, então não duvido muito em um possível fim do Skype, Edge e até mesmo da linha Surface.

        Microsoft é simplesmente a nova IBM.

        1. Vou começar pelo final do seu comentário pq vejo muita repetição.

          ”Microsoft é simplesmente a nova IBM”

          A IBM esta com um valor de mercado bem expressivo suas ações valem mais que da própria Microsoft sendo elas vendidas por $ 146,66 dólares, a IBM caso vocês não saibam tem um importância no mercado enorme e por ela vem muitas tecnologias que todo mundo usa, a Microsoft se tornando uma IBM não seria tão ruim como vocês tentam passar.

          Sobre o Spotify a principio é o que sabemos até agora e a tal ”parceria” não foi detalhada. Bom ou ruim @DuckyBR:disqus a Microsoft segue se distanciando do ”consumidor”’ e lucrando da mesma forma, então afirmar que ela vai ser a IBM é bem precipitado e leviano. Vamos ver no que resulta essas ações da empresa já que o Groove é o menor dos problemas dela.

          1. “…suas ações valem mais que da própria Microsoft…”
            Parei de ler nessa parte, não se compara valor de uma empresa pelos valores de sua ações.

          2. Eu entendo sua colocação porém fiz apenas uma comparativo para que fosse fácil de entender, qualquer coisa mais aprofundada é perda de tempo.

    1. Essa Nadella um péssimo CEO para o entretenimento digital! Cara ele está acabando com tudo, parece que não quer investir em nada, acho que para lucrar você tem que investir primeiro! Ele não sabe dar continuidade e nem fazer propaganda de nada! Fico me perguntando se o Bill Gates já está caducando pois ele parece cagar para isso tudo.

      1. Bill tá pouco se lixando, ele tem dinheiro para viver muito bem até morrer. Já Nadella deve ser um espião colocado lá para ferrar a Microsoft. Pois é isto que ele está fazendo. O Xbox no começo também era piada e hoje é motivo de orgulho da empresa. Mas só ele não vê isto.

      1. a questão não é matar um serviço, mas criou um serviço sem fazer força para ter público, e os poucos a adotarem não terem qualquer consideração.

      1. o fodha é perder os arquivos e o zé n ter feito Backup, e sim as pessoas n fazer Backup é um fato, ai pra recuperar a musica o cara toma no tobá por q n vai ter mais como baixar elas no Groove nem na Loja do Windows.

    1. Streaming é o futuro… Apple que é líder em vendas de músicas no formato antigo, praticamente está matando a venda de álbuns e faixas no iTunes

  3. Mais uma do Nadella, mas daqui a pouco vem um defensor dele e dizer que só por causa que a Microsoft está tendo lucro, ele é o cara! Microsoft só anda fazendo cagada isso sim!

  4. A Microsoft está fazendo tanta merda, por causa disso a cada trimestre ela vem aumentando o lucro dela em bilhões de dólares. Esse pessoal que se acha especialista…..rsrsrs

      1. Eu tentei fazer isso um tempo atrás mas não consegui mano. Porque fica até mais fácil atualizar as músicas que eu baixo no meu pc para o meu celular

  5. Eu já imaginava que iria acabar esse Groove. assinei uma vez e achei muito limitado e mal programado. sistema de sugestões mil anos luz atrás do play music e do spotify por exemplo.

      1. Eu tentei fazer isso um tempo atrás mas não consegui mano. Porque fica até mais fácil atualizar as músicas que eu baixo no meu pc para o meu celular

        1. Senão me engano a opção tem q estar ativadas nas configurações e a pasta não é Música é sim Music, n tenho certeza se com o nome em português funciona…

    1. Amigo, se for no Groove do Windows 10 Mobile, tenta “restaurar” o aplicativo. Isso costuma resolver problemas e bugs aleatórios.

      Pra restaurar a aplicação faça o seguinte, abra o menu de “Configurações”, entre em “Apps” e em seguida em “Aplicativos e Recursos”, e procure pelo Groove na lista de aplicativos. Após encontra-lo, toque nele e em seguida vá em “Opções avançadas”. Dentro das opções avançadas você vai ver um botão escrito “Restaurar”, então apenas toque nele, confirme a caixa de diálogo e aguarde o aplicativo ser reiniciado. Ele vai sumir do menu e da home screen por alguns segundos/minutos, mas isso é normal.

      Depois que ele voltar, tente de novo. Abra as opções do Groove e clique no link escrito “Sincronizar minhas músicas”. Suas músicas deveram aparecer na lista, normalmente.

      Espero que isso te ajude.

  6. Prefiro mil vezes, um player básico pra reproduzir as músicas offline; do que pegar um player e transformar em uma biblioteca ambulante.

  7. Galera, muita hora nessa calma. Vamos com calma que tem muito choro de #TechManja.

    Se um serviço é deficitário, a primeira coisa que uma empresa do porte da Microsoft deve fazer é cancelar este serviço. E a Microsoft está certíssima neste caso, streaming de música não dá lucro, assim como smartphones.

    O foco da Microsoft é onde dá dinheiro, que é no corp. App de música, lojinha de smartphone, deixa isso pra Samsung. LG e Motorola brigarem por migalha de lucro.

    Na minha live vou mostrar essa treta entre outras pra calar a boca de muito #TechManja. Vai ser épico heheh

  8. Qdo o Spotify chegou ao Xbox One, o Music Pass perdeu sua razão de ser. Só assinei por causa da rádio do Forza Horizon 3, mesmo.

    De todo modo, eu estava fazendo uma playlist bem bacaninha no Groove e saber que vou poder migrá-la pro Spotify sem problema é muito conveniente… 😀

  9. Maioria das pessoas que estão culpando o Nadella de ter acabado com o Groove Music Pass aqui, não usavam esse serviço e estão reclamando à toa. Gente, acorda pra vida, se ele teve um motivo para ter cancelado esse serviço, é porque era realmente necessário.

    1. O catálogo da Microsoft salvo engano foi comprado da Amazon décadas atrás, mas não acredito que os direitos de uso durassem pra sempre, era preciso renová-los periodicamente, e gastar muito dinheiro com um serviço que poucos usam não fazia muito sentido.

  10. Nadella é o melhor CEO que essa empresa já teve.

    Com ele a Microsoft está ganhando ainda mais rios de dinheiro.
    E como a finalidade de uma empresa é justamente essa, e não agradar fanboys e pagar de boazinha como muitos aqui defendem, só temos que aplaudir o indiano.

    O cara é bom.

      1. Cortar 10% dos custos chega a aumentar até 50% dos lucros. Por isso que o Nadella tá cortando tudo, pra agradar os acionistas e quem sabe receber uma bolada, pq ele sabe que não vai ficar muito tempo lá.

        Pode até parecer q ele tá focando no longo prazo com o Azure, Office etc… mas tá na cara q ele tá buscando resultado a curto prazo… quero ver lá na frente quando os mobiles e streaming dominarem 99% e MS sobreviver de windows e office… só o azure poderá salvar a MS

        1. Concordo, o Nadella não tem assumido riscos. Agora o carrinho da montanha russa tá subindo… Na hora que começar a descer, ninguém vai segurar.

  11. Quanto choro atoa a assinatura do Groove eh quase um mito sempre usei o Groove pra executar as músicas colocadas na pasta músicas do one drive e isso sim funciona lindamente e de graça tenho quase 15 GB de músicas no onedrive separado por pasta de cada artista, o Groove vai buscar e executa de Lah, problema eh q vc precisa baixar a música na internet e jogar lá…mas a assinatura mesmo sempre foi cara é nunca conheci um q tivesse…

    1. Eu assinei durante 09 meses , fui atraído inicialmente pelo serviço offline e compatibilidade xbox, pc, surface, ondrive app e depois de um tempo assinei, como nunca tinha tido contado com o spotify achava o serviço razoável. Mas com sistema de home em casa percebia que a qualidade não era lá essas coisas, e quando testei o spotify , cancelei o groove.

    1. O Groove vai continuar sendo desenvolvido normalmente, ele só vai perder a assinatura do streaming. O player off-line e a sincronização com o OneDrive vão continuar do jeito que sempre foram.

  12. Bom, se não tá dando certo tem que passar pra outra mesmo. Contudo eu acho que foi precipitado… ou quem sabe a MS já comprou parte da empresa Spotify senão ela toda… vai saber.

  13. Por essa não esperava nenhum um pouco. A Microsoft vez ou outra surpreende mesmo. Do ponto de vista de resultado, com certeza o Groove até hoje não alcançou muita coisa, não conseguiu ser o antigo Windows Media Player nem brigar com os principais players.

    Porém, ainda assim, acho muito rápida a saída da Microsoft (após o processo de mudança para Groove) sem que aja um trabalho de marketing maior. O app tava tomando forma. Até teve atualização para o Android. Parecia um pouco mais promissor na minha visão.

      1. Eu vi uns comentários sobre isso, mas acho que tá mais para parceria. Mas se for compra, com certeza da minha visão de erro, seria um acerto (para a Microsoft).

  14. Eu já voltei pro Spotify há algum tempo e agora comprei meu Android, tudo rodando rápido e lisinho, Microsoft nunca mais…. Só no PC mesmo.

  15. Nunca conheci alguém que tivesse o Music Pass do Groove, então creio que o fim do serviço não deve ser um grande impacto para os usuários… Muito pelo contrário, o Spotify tem um acervo gigante de músicas, essa galera vai sair é ganhando.

    1. Há aqueles que gostam da treta da M$ estar acabando com os app (e já relacionar com o fim do mobile) e outros que só estão preocupados o que realmente significa a atitude da M$.
      Uma parceria da M$ é mt mais forte e interessante pra ela do que fingir que o Groove realmente cumpre como concorrente das demais. Só espero que quem for assinante do Groove seja migrado para o Spotify.

    1. Mix Radio sempre foi um peso. A Microsoft fez mais do que certo em vender o serviço. o resto é choro de #TechManja.

    1. O app do Spotify pra Windows 10 é perfeitamente funcional, seja em qual tela for. Me diga uma coisa que o Spotify de Android e iOS fazem que o de Windows 10 não faz. Mas me dê respostas concretas, e não resposta de #TechManja.

      1. O app é a versão win32 empacotada pra dizer que é UWP, não tem sintonia nenhuma com o sistema e a MS se desfez do Groove só pra levar esse lixo de app pra sua loja. Deviam pelo menos cobrar uma dedicação maior no desenvolvimento.

        E o app pra W10M? Ah é…

        1. Tens Linkedin? Se tiveres posso encaminhar seu currículo ao time de desenvolvimento do Spotify, eles estão mesmo precisando de gente que manje das paradas.

    1. Eu acredito que foi pela pouca quantidade de usuários amigo, imaginemos que nada é de graça com e com o catálogo imenso da Groove ficar pagando os artistas fora funcionários/ equipe que deve ser grande visto que é um app muito popular presente no mundo inteiro em Pc/ Notebooks, tendo escritório aqui alí e bla bla bla ah cara tava caro e agr vão encerrar.. é isso. pqp Microsoft, tá foda!?

  16. Nossa, que diferença de título entre um site e outro… verifiquem a mesma matéria no “site concorrente” e vejam por vcs mesmos rsrs

  17. Melhor coisa antes de perder dinheiro lutando contra a maré. Nem o Deezer que é dedicado a isso não chega perto da quantidade de usuários e popularidade. O serviço revolucionou o mercado da música e já funciona mais do que bem. Não tem porque querer inventar outro.

    1. Pois é, ainda é o mesma porcaria em silverlight do Windows Phone 8, não fizeram um UWP, você ta ouvindo música e o app para do nada, as músicas que você baixa de repente de um dia pro outro são excluídas da memoria interna e você tem que baixar tudo de novo, fora que o download é ridiculamente lento independendo da velocidade de conexão que você tenha. Eu migrei pro Deezer por causa disso, porque é impossivel usar o Spotify no W10M…

  18. Ja pensou, o Groove com a biblioteca do Spotify? Sonho impossível, pq Windows Phone e qualidade são sempre inversamente proporcionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *