As ações da Square Enix caíram 14% no Japão após os números de vendas de Final Fantasy 16, que, como sabemos até agora, em tese poderiam ser positivos, mas não o suficiente em comparação com os enormes custos de desenvolvimento do jogo.
De fato, há muito pouco a dizer em comparação com a queda nos lucros registrada pela Square Enix, com eloquentes -78,5% confirmando uma situação nada otimista para a editora japonesa. A situação dela é preocopante, muito diferente da Capcom e Sega que apresentaram lucros.
Quando a Bolsa de Valores de Tóquio fechou na sexta-feira, a ação da Square Enix era de 6.366 ienes, mas na abertura de hoje, esse número caiu para 5.457 ienes – o menor valor da empresa desde maio de 2022, bem como o pior declínio diário em três anos.
Square Enix stock price is falling a lot after its Q1 earnings results that analysts said disappointing. The analysts said FF16's sales fell short of expectations and concerns ahead is Final Fantasy franchise's profitability is weakening.
(reposting to make "they" clear) pic.twitter.com/kZBI5T9Ugv
— Takashi Mochizuki (@6d6f636869) August 7, 2023
Diante dos resultados obtidos por Final Fantasy 16, vários insiders apontaram o dedo contra a decisão de tornar o jogo um PS5 exclusivo: entre a exclusão de outras plataformas e o cenário puramente de nova geração, é claro que o potencial de vendas do jogo encolheu.
Segundo reportagens publicadas pela Bloomberg, o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, disse que os resultados iniciais obtidos pelo novo episódio da série não atingiram o “limite alto” das expectativas da empresa.