A Microsoft anunciou a compra da Bethesda no ano passado, mas ainda está em processo de regulamentação. Sabíamos que o prazo da União Europeia se manifestas era até dia 5 de março, e muitos querem saber como isso está se desenrolando até então. Neste artigo vamos abortar os últimos acontecimentos, que foram muitos, para que você entenda melhor como funciona.
A dona do Xbox está prestes a se tornar a dona também da Bethesda, esta é uma das maiores – ou talvez a maior – compra da indústria dos jogos. Por si só, IPs como Elden Scrolls, Doom, Fallout e mais já poderiam carregar um console nas costas! Porém, quando podemos dizer que a compra será irrevogável?
Em algumas regiões do planeta a compra já em estágio mais avançado como nos Estados Unidos. Na Europa, como dito acima, a UE tinha o prazo de até cinco de março para se manifestar a favor, contra ou pedir esclarecimentos e receber possíveis recursos de concorrentes como a Sony ou Nintendo, se elas entenderam que a Microsoft quer criar monopólio na indústria.
Entretanto, a UE não respeitou o prazo e ainda não se manifestou, mas é esperado que a compra seja aprovada por lá também, é só questão de tempo. Também é esperado que a Sony e Nintendo não queira se envolver nesta aquisição. Ambas vendem muitos consoles, então a aquisição da Bethesda na verdade deve ser visto como algo benéfico para concorrência.
Abaixo, confira os últimos acontecimentos para que você não se perca:
Nos Estados Unidos, foi publicado um documento que aprova a aquisição da Bethesda pela Microsoft. O documento é, portanto, uma declaração pública de que a Zenimax será transferida como propriedade para o comprador Microsoft. Mas esta não é a aquisição final.
I'd need to get more input from an actual lawyer and I won't pretend I have an idea about any of this, but I think the
US Securities and Exchange Commission just published a "notice of effectiveness" in regards to the Bethesda acquisition.https://t.co/JeEqpG2aoQ pic.twitter.com/clRkQNntAF— Klobrille (@klobrille) March 5, 2021
Em outras palavras, é oficial: a Bethesda em breve fará parte da Microsoft e fortalecerá o Xbox Game Studios.
Ao mesmo tempo, porém, a União Europeia ainda hoje está decidindo se a aquisição também será aprovada sem mais delongas ou não. Se não houver problemas aqui, a Microsoft pode anunciar um comunicado oficial a partir do dia 15 deste mês, assim que todas as demais formalidades forem esclarecidas e a fusão for oficializada.
O S-4 também descreve os títulos a serem emitidos pelo comprador, que a Microsoft deve enviar agora. A fusão final entre a Microsoft e a Bethesda poderá ser anunciada ou selada nos Estados Unidos em 15/03/21.
— Jack Alan Purchase (@purchase_jack) March 5, 2021
BREAKING: The Microsoft Zenimax acquisition is imminent, a large investor has changed the status of their stake in Zenimax from active to realized, meaning their stake has been acquired. pic.twitter.com/ffKYkrgjvf
— Xbox News (@_XboxNews) March 5, 2021
O maior acionista da Zenimax, retirou sua participação na empresa. Portanto, a fusão está cada vez mais próxima.
Michael J. Dominguez is no longer a ZeniMax board member. pic.twitter.com/maEzQjnrT0
— Timur222 (@bogorad222) March 5, 2021
Observação adicional: Quando um investimento é listado como “realizado”, isso significa que a empresa obteve ganhos oficialmente em seu investimento inicial. Isso implica que o negócio ZeniMax x Microsoft foi fechado. Caso contrário, ZeniMax seria listado como “ativo”.
Further note: When an investment is listed as "realized," that means the company has officially made gains on their initial investment.
This implies the ZeniMax x Microsoft deal has gone through. Otherwise, ZeniMax would be listed as "active".
— Derek Strickland (@DeekeTweak) March 5, 2021
Dessa forma, nos Estados Unidos a compra pode ser vista como concluída, só falta alguns detalhes burocráticos, enquanto na Europa ainda esta mais lento o processo e estamos aguardando um pronunciamento do órgão regulador. Acompanhe o Windows Club que é um assunto forte por aqui.