Os assinantes sempre ficam felizes quando novos títulos acabam no Xbox Game Pass e podem ser jogados por uma pequena taxa. A Sony, por outro lado, não gosta nada disso. As pessoas não gostam quando os jogos são incluídos em uma oferta pela qual você tem que pagar a mais no PlayStation.
Para jogos no PlayStation, a Sony conclui alguns acordos exclusivos com desenvolvedores e editoras que visam impedir que um jogo seja oferecido no Xbox Game Pass.
Esses contratos exclusivos de “bloqueio” podem ser exigidos que a Sony divulgue às autoridades e à Microsoft, suspeita Kotaku. Eles poderiam marcar uma decisão importante sobre a questão de saber se a Federal Trade Commission (FTC) deve aprovar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Um pedido da Microsoft para ver os detalhes dos acordos exclusivos com o PlayStation da Sony já foi concedido por D. Michael Chappell, o principal juiz administrativo da FTC, conforme informamos esta semana.
O juiz resume as reivindicações da Microsoft da seguinte forma:
“A Microsoft argumenta que a denúncia neste caso faz uma série de alegações de acordos de exclusividade entre desenvolvedores de consoles de videogame de alto desempenho e editores de videogames. A Microsoft afirma que está ciente de que a SIE exige que muitos provedores terceirizados concordem com os termos de exclusividade, inclusive impedindo que os provedores listem seus jogos no Serviço de Assinatura do Xbox, e que está ciente de todo o escopo dos acordos de exclusividade da SIE e seu impacto na competitividade da indústria será útil em sua defesa.”
De acordo com o juiz, a “natureza e escopo dos acordos de licenciamento da SIE são relevantes para as alegações da denúncia de acordos de exclusividade entre desenvolvedores de consoles de videogame e desenvolvedores e editoras de videogames”.
A única vitória parcial da Sony foi não precisar divulgar contratos dos últimos dez anos, como exige a Microsoft, mas apenas de 2019 até o presente.
Rumores afirmam que jogos como Resident Evil não estão no Xbox Game Pass por conta de acordo de bloqueio que a Sony tem usado sua vantagem em base de clientes para fazer acordos contra concorrentes. Não sabemos quais jogos foram afetados pela japonesa, mas se estas informações vierem a público pode incendiar a indústria gamer nas próximas semanas.