Activision Blizzard: caso de assédio encerrado com compensação estratosférica

A Activision-Blizzard não foi apenas a protagonista da tão comentada aquisição do Xbox em últimos anos, porque antes da manobra financeira houve um caso  de assédio sexual no local de trabalho que justamente catalisou a atenção mundial.

Inicialmente, diante das acusações, a Blizzard respondeu com uma resposta que desencadeou novas reações dos funcionários, levando a uma paralisação em 2021, com trabalhadores da equipe de desenvolvimento decidindo abandonar o escritório em sinal de protesto, pedindo medidas específicas ao CEO Bobby Kotick e aos níveis superiores da Activision Blizzard, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho futuras.

Além das demissões, o caso avançou também do ponto de vista econômico com a primeira compensações da Activision-Blizzard às autoridades e às vítimas, mas hoje terminou oficialmente. Conforme relatado pela Gamespot, na verdade, a empresa terá que compensar US$ 54 milhões para a Califórnia.

A Activision Blizzard resolveu seu processo de assédio sexual de 2021 com o estado da Califórnia e pagará ao estado da Califórnia a quantia estratosférica junto comum adicional de US$ 47 milhões para funcionárias, o acordo estadual da Califórnia 2021 ainda está em vigor e  sujeito à aprovação do tribunal e será apresentado ainda esta semana.

Infelizmente, o caso Activision-Blizzard não é de forma alguma o único caso no setor, mas a esperança é que este seja um caso que possa criar um precedente para o futuro e fornecer apoio ambém às vítimas da Ubisoft e alguns dos participantes da GDC 2023, para dar alguns exemplos recentes.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *