Por meio de um comunicado divulgado via GlobeNewswire, a National Association of Securities Dealers Automated Quotation (NASDAQ) anunciou que a Activision Blizzard será retirada dos índices de ações Nasdaq-100, Nasdaq-100 Ex-Tech Sector Index e Nasdaq-100 Equal Weighted Inedex em 17 de julho de 2023 e será substituída por Trade Desk, Inc. Lendo nas entrelinhas, significa que a empresa provavelmente deixará o mercado de ações em vista da aquisição pela Microsoft, que, salvo novos imprevistos, será finalizada dentro de alguns dias.
Afinal, não estamos falando de um cenário totalmente inesperado. Após a vitória sobre a norte-americana FTC, que teve negado o pedido de liminar que teria sido vital para bloquear a operação, a Microsoft tem o caminho quase aberto para concluir a aquisição.
Na realidade, ainda existe o obstáculo representado pela CMA, que rejeitou a manobra em abril devido ao possível risco de monopólio no mercado de nuvens. O antitruste britânico anunciou recentemente que estava disposto a reavaliar seu veredito se a Microsoft e a Activision Blizzard propusessem um acordo reestruturado, o que, no entanto, poderia desencadear uma nova investigação.
No entanto, isso ainda não poderia impedir a conclusão da operação: a Microsoft poderia, de fato, finalizar a manobra e optar por uma série de soluções no Reino Unido para contornar o bloqueio do CMA, esperando encontrar um acordo que satisfaça as autoridades britânicas. Uma das hipóteses, que como tal deve ser tomada com cautela, é que a empresa poderia explorar temporariamente um distribuidor terceirizado para publicar os jogos da Activision Blizzard no mercado inglês e não incluí-los no Game Pass neste país. Veremos, de qualquer forma é provável que descubramos a verdade em breve.