O processo da FTC para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pode desafiar a Microsoft com um argumento de azarão. Estamos diante de uma disputa história que pode ter consequência para todos no futuro.
A proposta de aquisição da Activision Blizzard foi bloqueada nos Estados Unidos pela Federal Trade Commission (FTC). A autoridade está processando a Microsoft em seu próprio tribunal administrativo. A briga ainda não está nos tribunais de justiça, mas pode ser que isso seja necessário no futuro.
A Microsoft acredita que a aquisição não ameaçaria a concorrência no mercado. Ainda está atrás da Sony e também tem uma presença limitada no setor de jogos para celular.
A Microsoft pode estar se preparando para contestar o processo da FTC. De acordo com especialistas jurídicos, o grupo poderia argumentar que é apenas um azarão no desenvolvimento de videogames e se referir aos pontos mencionados acima. Ou seja, não teve muita “sorte” em outras gerações.
Além disso, um ponto-chave é que a Microsoft está olhando para uma fusão vertical, na qual deseja adquirir uma empresa de sua cadeia de suprimentos, em vez de um concorrente direto. Por Activision Blizzard não ser concorrente da Microsoft, não seria uma fusão horiziontal, e no direito dos Estados Unidos isso pode ajudar a empresa de Rendomend.
A Microsoft tem até quinta-feira para responder ao processo da FTC ainda na esfera administrativa.