O ex-CEO da Sony Computer Entertainment America, Shawn Layden, foi entrevistado na semana passada pelo podcast Lan Parties e falou sobre alguns dos principais problemas que vê na indústria de jogos hoje, incluindo a consolidação, que tem sido um dos principais pontos de discussão durante “A batalha da Microsoft para comprar a Activision-Blizzard-King “.
“Minha preocupação com a consolidação é que ela muitas vezes afeta a criatividade ”, explicou Layden. “Por exemplo, você pega alguns estúdios pequenos, selvagens e independentes e os traz para um conglomerado maior e, essencialmente, o tempo fica mais lento quanto maior você é, o tempo fica mais lento.”
Activision Blizzard é uma compra para fortalecer as divisões de PC e console da Microsoft, mas também de dispositivos móveis. Embora Layden diga que esta prática pode ser positiva nos casos em que um estúdio mais pequeno teria fechado, ele ainda está preocupado com o impacto da consolidação na indústria como um todo. “ Estou preocupado com o impacto que isso terá na criatividade dentro dos estúdios: eles conseguirão manter vivo esse tipo de criatividade independente ou serão apenas absorvidos por um todo maior?”, explicou. “O tempo dirá, mas é um pouco preocupante. Quando você passa de centenas de vozes para dezenas de vozes, você perde algumas vozes.”
Layden também está preocupado com a falta de variedade nos jogos hoje, com muitos grandes estúdios AAA inclinados para os mesmos gêneros e formatos. “Se continuarmos focando em quatro ou cinco gêneros, não conseguiremos encontrar novos jogadores porque essas pessoas já disseram que não se importam com seus gêneros”, disse Layden. “Não se engane pensando que as pessoas que disseram ‘não’ ao Call of Duty nos últimos 15 anos, de repente começarão a dizer ‘sim’ ao Call of Duty.”
Certamente Call of Duty é um dos grandes nomes da Activision e a empresa dedica muitos recursos para isso, todas as equipes de desenvolvimento da Activision Blizzard estão trabalhando na série de uma forma ou de outra.
Um ponto digno de nota é que Shawn Layden não fez qualquer crítica quando a Sony adquiriu a Bungie. Apesar das preocupações do ex-Playstation, A Microsoft reiterou várias vezes que deixará as equipes trabalharem no que quiserem, também se ofereceu para trazer de volta séries abandonadas há anos como Star Craft ou Hexen se alguém quiser desenvolvê-las.