Segundo o jornalista Jez Corden, que analisou a situação em um longo artigo no Windows Central, o fracasso da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft pode ser destrutivo não tanto para a casa de Redmond, mas para os próprios usuários do PlayStation.
Corden começa seu raciocínio explicando como as coisas estão ficando difíceis para a Microsoft devido ao antitruste inglês, que parece ter casado com as queixas da Sony sem estudar os dados reais do mercado, um pouco por incompetência, um pouco para se mostrar mais rígido depois de anos de aquisições fáceis que criaram situações críticas para o mercado, como o monopólio da informação nas mãos do Google. Segundo ele, o risco de a aquisição fracassar é muito alto, dadas as condições, mas isso não seria uma boa notícia para os usuários da Sony ou PlayStation.
Claro que não haveria mais riscos de exclusividade para a série da Activision, mas a Microsoft poderia decidir despejar seu poder econômico, ler o dinheiro economizado com a não aquisição, para obter acordos semelhantes aos que a Sony alcançou com muitas editoras removendo jogos das plataformas Xbox (pense no último Final Fantasy, só para dar um exemplo).
Corden:
“Afinal, a empresa teria US$ 70 bilhões para jogar. Além disso, nesse clima econômico inflacionário, não teria motivos para manter o dinheiro (porque perderia rapidamente valor). Com as mãos livres, a Microsoft poderia mudar completamente de tática, com total mandato dos órgãos reguladores.”
“A Microsoft poderia facilmente criar um clima em que os jogadores do PlayStation perderiam mais jogos do que perderiam com a conclusão da aquisição da Activision Blizzard, e os órgãos antitruste poderiam fazer muito pouco com isso, pois seriam simplesmente negócios entre empresas diferentes”.
Corden passa a explicar melhor seu ponto de vista sobre o assunto: “A mensagem que os reguladores podem acabar dando é:” faça negócios como a Sony”, enquanto diz aos funcionários da Activision: “Vocês não merecem melhor”.
Por fim, sobre as objeções levantadas pelo antitruste inglês à Microsoft: “Mas o mais impressionante de tudo é que a CMA parece querer impedir que os consumidores tenham melhores condições com o Xbox Game Pass, apesar de essa deve ser toda a sua razão de ser. . É como se a CMA estivesse dizendo que os jogadores de PC e Xbox têm que pagar € 80 por Call of Duty em vez de 10. Por que isso? Simplesmente porque o líder de mercado não quer competir.”
Assim, conclui Corden, se a Microsoft fosse obrigada a competir seguindo o modelo da Sony, a PlayStation e a própria Sony poderiam se arrepender a médio e longo prazo, afinal 70 bilhões de dólares entrariam em jogo.