Um grupo de aproximadamente 600 funcionários de garantia de qualidade da Activision Blizzard votou pela sindicalização com o Communication Workers of America (CWA), tornando-se o Activision Quality Assurance United (AQAU), o maior sindicato da indústria de jogos dos Estados Unidos.
Este é o primeiro sindicato formado dentro da Activision Blizzard após a aquisição da empresa pela Microsoft. Inclui funcionários de controle de qualidade da Activision Blizzard no Texas, Minnesota e Califórnia e é independente da Zenimax, Raven Software e Blizzard Albany.
O grupo também foi formado graças ao acordo assinado entre CWA e Microsoft em 2022, que prevê que a empresa de Redmond deverá ter uma “abordagem neutra” nas discussões internas dos trabalhadores sobre a formação de um sindicato e não atrapalhar o processo necessário.
“Não houve um catalisador específico, mas sim um reconhecimento de que, como trabalhadores do controle de qualidade, temos muitas vezes as proteções e os salários mais baixos de qualquer trabalhador da indústria, embora o nosso trabalho exija experiência, habilidade e seja absolutamente essencial para o sucesso das empresas em que trabalhamos”, disse Tom Shelley, especialista em requisitos técnicos da Activision e membro da recém-formada AQAU, que mais tarde disse que a Microsoft não impediu de forma alguma a formação deste sindicato.
“O Acordo de Neutralidade Sindical da CWA é um acordo histórico e sem precedentes para uma empresa de tecnologia do tamanho da Microsoft. Ao reconhecer nosso sindicato, a Microsoft está mantendo sua promessa de respeitar nossa capacidade de tomar nossas próprias decisões sobre a representação sindical. Não vimos nenhuma situação negativa ação antissindical num momento em que a maioria das empresas dos EUA – especialmente empresas de tecnologia – gasta rotineiramente milhões em consultores antissindicais para impedir que os trabalhadores se manifestem. Esperamos que isso inspire outros trabalhadores a formar sindicatos e a agir. termos de remuneração, benefícios e respeito pelos direitos dos trabalhadores”.
Entre os objectivos da AQAU está sentar-se à mesa de negociações com a Microsoft para um novo contrato para a categoria de funcionários de controlo de qualidade , nomeadamente no que diz respeito a melhores salários e benefícios, maiores oportunidades de promoção e um caminho claro de desenvolvimento de carreira.