Adeus SIM, Olá eSIM: futuros dispositivos com Windows 10 terão chips virtuais

lumia-930-chip

A Microsoft quer criar um novo tipo de dispositivo que vai além dos smartphones, aliás esta é uma página que a empresa quer pular o quanto antes. Entretanto, não ache que ela não está focada em mobilidade, muito pelo contrário.

Cada vez mais ficamos conectados com nossos gadgets e muitas vezes não temos uma rede Wi-Fi por perto. Uma tendência que chegará para os próximos PCs da Microsoft é o 5G e eSim, além dos processadores em ARM.

Segundo a empresa da Redmond no WinHEC 2016:

“Em futuras atualizações para o Windows 10, vamos permitir a conectividade 5G para estar sempre ao seu alcance. Vamos ajudar os clientes. “

Adeus chip SIM, diga olá ao eSim

O E-SIM é uma evolução aos tipos chips disponíveis na atualidade: SIM, microSIM e nanosim todos nós já conhemos. Na verdade é um cartão SIM virtual que irá substituir o chip físico nos nossos celulares, tablets, laptops ou qualquer outro dispositivo móvel com conectividade às redes de telefonia. A Apple e a Samsung já deram os primeiros passos ao se tornarem parceiras da GSMA para tornar isso realidade. Agora foi a vez da Microsoft.

Assim, os fabricantes não irão precisar alocar um espaço para entrada de chip nos aparelhos e desse modo teremos dispositivos ainda mais finos. Você poderá ter mais de um número no aparelho e alternar entre operadoras será muito mais fácil, e justamente por isso que as operadoras podem tentar barrar o eSIM.

Por último, há a vantagem da segurança. Como os chips eSIM não são físicos, eles não podem ser roubados. Esse negócio de roubar aparelho e só trocar o chip está com os dias contatos.

Com todos esses benefícios e vantagens, talvez seja só questão de tempo até que os chips virtuais se tornem realidade em larga escala – parece que os chips tradicionais estão perto do fim.

29 comments on “Adeus SIM, Olá eSIM: futuros dispositivos com Windows 10 terão chips virtuais

    1. Não, pois vc ira gerenciar seu proprio e-sim com sua conta algo do tipo, antes quem gerenciava era a operadora. Por isso existia os aparelhos clones, bomba, etc…

    2. Agora vai ficar mais para Facebook, pois você compra um aparelho faz login e senha, escolhe a operadora e ainda pode ter a possibilidade de você poder escolher o número de maneira semelhante ao que ocorre com nome de usuário em algumas redes sociais.

  1. Isso será ótimo. Vai reduzir custos também. Gostei. E pela segurança mais ainda. Que venha logo. Microsoft indo muito bem no requisito inovação.

  2. Muito bom isso, o único ponto negativo é que vai ser mais uma senha.
    Isso fica melhor ainda com a possibilidade de você ter todas as operadoras em um único aparelho e ainda a facilidade de trocar, e ainda a possibilidade de poder logar em um celular emprestado e fazer uma ligação como se fosse feita pelo seu.

  3. Tudo pela metade, 3g nunca foi 100%, 4 nem perto de 70%, quando chegar 5g vai ser pra um bairro ou dois.

    Podem deletar esse post, como sempre fazem.

    kkkkkk

  4. Iphone 7S deve ser assim…ate pq sabemos que ela precisa fazer primeiro para que Todos tomem ciencia kkkk mesmo que ja tenha sido feito por outra empresa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *