Poucos dias antes do (altamente aguardado) lançamento de ‘Alan Wake 2 , oferecemos um resumo dos acontecimentos do primeiro jogo para fazer um balanço e estar pronto para o que vem a seguir. Pequeno esclarecimento, porém, a Remedy, o estúdio de desenvolvimento, gosta de brincar com a narração subjetiva, flertando regularmente com o implícito e deixando sua história à livre interpretação dos jogadores. Este resumo, portanto, não pretende detalhar passo a passo cada solavanco do cenário, mas sim dar-lhe uma visão geral da trama, antes da publicação de Alan Wake 2. Você gostaria de saber o resumo da história de Alan Wake? Vamos !
O resumo completo de Alan Wake
Lançado há treze anos, Alan Wake, o primeiro com o nome, terá deixado a sua marca em muitos jogadores: primeiro porque foi um grande exclusivo, ultrapassando os limites técnicos da Xbox 360, mas também graças à sua atmosfera tão particular, influenciada por obras como Twin Peaks, The Fourth Dimension ou os romances de Stephen King. .
Alan Wake é um escritor americano de sucesso, especializado em romances de mistério e thrillers. Sem inspiração, principalmente pelas repetidas insônias causadas por pesadelos, mas também diante da pressão que sofre para lançar seu novo livro, Alan, junto com sua esposa Alice, faz um retiro em uma pequena cidade do norte dos Estados Unidos. Estados. Aqui chegaram a Bright Falls, no estado de Washington, cuja aparência calma e tranquila esconde muitos segredos.
Sem sorte, Alan rapidamente se deixa levar pela notoriedade e não passa despercebido ao entrar na “lanchonete” do centro da cidade, passo necessário para ter acesso ao chalé que alugaram com Alice. Primeiro sinal estranho, é uma velha misteriosa que lhe dá as chaves. Vestida de preto da cabeça aos pés, ela aproveita para mostrar a direção de sua acomodação, localizada no Lago Caldeirão.
Ao chegar ao aluguel, localizado bem no lago, Alice se abre e admite que a viagem não é trivial. Na verdade, existe um programa para escritores sem inspiração em Bright Falls, o que não deixa de irritar Alan. Este último sai da cabana batendo a porta, precisando tomar um pouco de ar fresco após essa revelação que considera uma traição. É enquanto se afasta que Alan ouve um grito de socorro atrás dele: Alice é vítima de uma força maligna que a arrasta para o fundo do lago. Alan não pensa e mergulha para ajudá-lo. É aqui que a aventura piora.
Alan acorda uma semana depois ao volante de um carro destruído, ferido e com amnésia, incapaz de se lembrar das consequências de seu mergulho ou mesmo do destino de Alice. Aventurando-se na calada da noite, Alan atravessa a floresta e se depara com pessoas “possuídas” por uma sombra chamada Presença Negra, assustadoramente semelhante às imagens que assombram seus pesadelos desde o início da história. Estes inimigos não são outros senão os habitantes da aldeia, que o nosso herói deve derrotar expondo-os à luz da sua lâmpada, uma clara fraqueza destes monstros. Enquanto continuamos a avançar, o nosso protagonista recolhe folhas de um manuscrito chamado “Partida” que, curiosamente,
É folheando as páginas uma a uma que Alan consegue chegar a uma cabine telefônica e entra em contato com um policial, explicando-lhe seu pesadelo acordado: o desaparecimento de sua esposa e o atentado sofrido no início da aventura. O oficial informa que havia de fato uma cabana no Lago Cauldron, mas que foi destruída há mais de dez anos, durante um terremoto. Muitas idas e vindas acontecem, entre outras coisas, para que Alan realmente veja que o lago está desprovido de qualquer residência, enquanto tenta sobreviver aos ataques de pessoas possuídas pela Presença Negra, durante as passagens noturnas.
Barry, amigo de Alan Wake, chega em seu socorro e conta que a casa desaparecida pertencia a Thomas Zane, também escritor. Diz-se que este último morreu com sua esposa, Barbara Jagger, quando sua cabana foi engolida pelo famoso terremoto. Querendo escapar de mais um confronto durante suas pesquisas, Alan cai novamente no lago e é arrastado para as profundezas, até ser resgatado por uma estranha presença benevolente.
Nosso protagonista acorda em Cauldron Lake Lodge, a clínica que ele deveria ir para tratar sua síndrome da página em branco. Dr. Hartman, chefe do estabelecimento, o recebe e lhe diz que os acontecimentos que Alan acaba de vivenciar são resultado de ataques de paranóia devido à morte de Alice, que se afogou no lago. Não muito ingênuo, nosso herói se recusa a acreditar nele e consegue fugir da clínica, encontra seu amigo Barry e descobre as rosas pot-aux: Dr. Hartman teria tentado manipulá-lo para extrair seus talentos de escritor, como ele já fez várias vezes no passado.
É continuando sua pesquisa que Alan descobre que Alice foi sequestrada pela Presença Negra, e que também foi essa entidade maligna que a forçou a escrever “Partida” durante sua semana de amnésia. Assim, o lago teria o poder de materializar os escritos do manuscrito de Alan, dando à Presença Negra a oportunidade de se manifestar no mundo real. Esses acontecimentos já teriam ocorrido, uma vez que Thomas Zane também teria sido manipulado no passado para ter de volta sua esposa Barbara Jagger. Este último, no entanto, só retornou na forma de um espectro, uma concha vazia de sua existência anterior, forçando Zane a escrever ele mesmo seu próprio fim: ele e a Presença Negra foram então empurrados de volta para as profundezas do lago. Ainda durante a semana de amnésia que passou escrevendo,
De volta ao presente, nosso personagem decide ir ao lago uma última vez para deter definitivamente a Presença Negra. Alan poderá contar com a preciosa ajuda de um artefato, materializado pelos escritos anteriores de Thomas. É mergulhando mais uma vez nas águas frias do lago que descobrimos o “Dark Place”, um mundo alternativo dentro do lago, que é na realidade o local onde Alan Wake e Thomas Zane se revezaram enquanto escreviam os seus respectivos manuscritos.
É hora de revelações: o “Lugar Escuro” é uma oportunidade para enfrentar os demônios interiores que assombram Alan desde o início da aventura e enfrentar a Presença Negra. Este último assume a forma de um sósia malvado de Alan, chamado Sr. Scratch, que conhecemos brevemente. Um pouco à parte cultural, Sr. Scratch, também chamado de Old Scratch, é um dos apelidos dados ao diabo, a palavra “scratch” reproduzindo o barulho dilacerante que nós, pobres mortais, ouviríamos quando pronunciado a partir de seu nome verdadeiro. O jogo joga com isso e combina sistematicamente a fala da designação do Sr. Scratch com efeitos sonoros estridentes.
Scratch não é apenas o sósia de Alan Wake, ele também é seu lado sombrio, seus pensamentos mais sombrios, representados visualmente por seu lado autoconfiante e sua óbvia arrogância. Felizmente, Thomas Zane nos dá seu apoio uma última vez (a presença que ajuda a tirar Alan do lago, na primeira vez, já foi ele) e nosso herói surge, enfrentando Barbara Jagger, esposa de Thomas Zane. Possuída pela Presença Negra, ela não era outra senão a sinistra senhora que lhe havia entregado as chaves da cabana na “lanchonete” no início da aventura, como soubemos naquele momento. Alan então dirige o artefato de Zane direto para o coração de Bárbara, fazendo com que a Presença das Trevas fuja. A aventura ainda não acabou, pois o escritor percebe que sua obra “Partida” exige um fim.
Não é um lago, é um oceano.
É com esta última frase, datilografada por Alan e cheia de significado, que termina a aventura do primeiro jogo, dando a entender claramente que vimos apenas uma pequena parte do problema. Portanto, presume-se que Alan esteja preso no lago, ocupado escrevendo o resto de sua história para sair com sucesso desta prisão dimensional. Alice saiu do lago? Thomas Zane ainda está vivo? Várias questões permanecerão em aberto e não serão respondidas, pelo menos não sem interpretação.