Alienware disse que o Windows 10 está matando o Steam OS, e contou os bastidores da guerra Steam vs Windows

steam-windows-10

Dois anos atrás, as Steam Machines, que funcionavam com o Steam OS da Valve, pareciam ser uma ameaça real ao Windows, prometendo captar uma grande quantidade de jogadores dos PCs, e afastar a Microsoft deste tipo de consumidor.

Acontece que os medos foram exagerados, e os jogos em PCs estão mais fortes do que nunca, já as vendas de Steam Machine não tem sido impactantes.

Em entrevista ao PC Gamer, um dos primeiros apoiadores da Steam Machine, o co-fundador e gerente geral da Alienware, Frank Azor, revelou que está vendendo “significativamente” mais máquinas com Windows do que com Steam OS.

Ele acredita que isso se deve a biblioteca de jogos muito maior e o grande trabalho que a Microsoft está fazendo no Windows 10.

“Acho que a paisagem há dois anos era muito diferente do que é hoje”, disse Azor. “O que gerou a criação da Steam Machine foram realmente as decisões da Microsoft com o Windows 8, e se você se lembrar desse sistema operacional, ele realmente afastou os jogadores em grande forma. Estávamos preocupados com a indústria que iríamos perder para outras plataformas como console, Mac OS X, Android “.

Em resposta em 2014, a Valve anunciou uma longa lista de fabricantes que iria usar o o SteamOS, ao lado do “Steam Controller” que ainda estava em desenvolvimento.

“A Valve atrasou bastante na criação do controle, e enquanto isso estava ocorrendo, o Windows 10 estava sendo lançado”, disse Azor. “Eu acho que a Microsoft aprendeu uma lição muito valiosa – um monte de lições valiosas – com o Windows 8 e tentou corrigir com o Windows 10. É mais focado em games, eu diria. Cada lançamento subsequente se concentrou em gamers. Embora a sua execução não seja perfeita, é definitivamente melhor em comparação com o Windows 8.”

Alguns, contudo, veem essa visão de outra forma – a Stream Machine era a tentativa de Gabe Newell de se libertar da dependência do Windows depois que sua loja foi ameaçada pela Windows Store, que potencialmente poderia oferecer atingir um público maior.

Como a Windows Store não ameaçou o reinado da Steam, e ele não teve prejuízo com as novas vers~eos do Windows – muito pelo contrário – então o foco da Steam Machine também foi prejudicado.

O Windows 10, de fato, focou bastante nos jogadores, com novas iniciativas como o Xbox Play Anywhere que expandiu os jogos do console para o PC.

No entanto, a Azor afirmou: “Acho que o mais importante é que a Microsoft continue a prestar atenção [ao fato] de que correm o risco de perder o Windows como uma plataforma de jogos se não continuar a investir nos jogadores. Acho que as Steam Machines fizeram com que a Valve desse um lembrete para a Microsoft, um chute na bunda, para que eles percebessem o que poderiam perder.”

A entrevista completa pode ser lida aqui.

32 comments on “Alienware disse que o Windows 10 está matando o Steam OS, e contou os bastidores da guerra Steam vs Windows

  1. Esse último aviso é realmente importante, já que nesse espaço de tempo do Windows 8 o Linux acabou sendo agraciado com diversos jogos da Steam, o que fez alguns jogadores não hesitarem em migrar para os sistemas gratuitos.

    1. Acho que muita gente ainda não migrou para os sistemas gratuitos por 2 motivos, 1′ falta de marketing 2′ muita gente ainda não sabe fazer uma formatação no Pc e costumam pagar caro por isso portanto dificilmente escolheriam um sistema diferente o que leva ao primeiro motivo, fora a questão da pirataria é claro..

      1. Não vejo dessa forma. Muitos PCs e notebooks já vem com licença Windows, então, você acaba tendo ele “gratuitamente”. O meu note, por exemplo, não tinha versão “linux” custando 100 conto mais barato…

    2. Os jogos rodam piores no Linux.
      Não adianta migrar pra uma plataforma com poucos jogos e que eles rodam ainda pior que no Windows.
      Na matéria o cara da Alienware não falou isso, mas esta que é a verdade.
      Se tivesse um desempenho superior como diziam poderia ter dado certo, mas o Windows é melhor para jogos, as desenvolvedoras focam mais.

  2. Mesmo, e qual outro sistema é tão popular para jogos além do Windows? Iriam mesmo investir em Linux e MAC? É muita burrice mesmo, porque nem só de jogadores vive a Microsoft, e se ela perdesse 10% da fatia global, era muito, muuuuuito mesmo!

    1. Tentou ver se dava certo para reinar com seu sistema, mas não deu.
      Mas a Windows Store ainda vai ser problema para a Steam sim, mas espero que as duas sejam felizes.

    2. Os devs não investem no mac/linux pelo mesmo motivo que eles não investem no w10m.

      aqui é uma piada… linux/mac com 20% de share é irrelevante… mas ter 0,2% não é

        1. pare de chorar e aprenda a aceitar ser criticado

          eu tenho um lumia 925, uso windows antes mesmo de você nascer

          engole o choro e aceite a realidade

          1. Raposao eu tive um motorola A3100 ,cara que sistema, era feio,mas voce podia fazer de tudo, como sempre gostei de mexer em tudo, trocar aparencia, esse A3100 praticamente era o Android da epoca, só nao fazia chover, ele vinha com Windows Mobile 6.1, foi ali que nasceu a esperança de ver um Telefone PC em mim, e agora isso pode ser real. Aqui esta uma imagem dele, que por sinal era bem bonito pra epoca. O botao central era um rodinha, girava para todos os lados.
            http://phonesdata.com/files/models/Motorola-A3100-829.jpg

      1. Oi Raposa.
        Concordo com vc. O investimento na Steam Machine foi algo bem experimental mesmo. Mas em nenhum momento perderam o foco no Steam para demais plataformas.
        É algo parecido com a Microsof no Windows 10 Mobile. Tem lá o seu suporte, mas garante uma boa experiência nas demais plataformas também, pois sabe que o próprio sistema é irrelevante.

        1. Valve só deu xilique porque se sentiu ameaçada.

          Criar um sistema próprio (baseado no debian) só vai gerar custos desnecessários… a MS entrega a plataforma e tudo de mão beijada.

          Valve tem é que se preocupar em fazer jogos, não viver as custas dos devs.

          1. E naquela época, tinha o Windows 8 / 8.1 que era um tanto quanto ruim. Dai lançaram um produto realmente experimental mesmo. Mas jamais foi uma “guerra” ou decretaram a independência do Windows.
            E realmente quero logo um L4D3. E nem me atrevo a falar em HL3, pq ai é sonhar demais.

            Mas me atrevo a falar que é mais fácil HL3 do que o Windows em smartphone chegar a ter 8% de share, rs.

  3. Windows 10 e DX12 são mais otimizados e tem mais Apps e jogos que o Steam OS, sinto muito, mas porque eu vou instalar um S.O. exclusivo para jogos se hoje em dia o Windows 10 roda qualquer App ??

    Steam OS pegou a fama de Linux Seguro e estavel, mas o Windows 10 esta anos luz a frente…

    O Mentle/Vulkan/OpenGL são bancados pela Microsoft, porque se depender da “comunidade” milagrosa o projeto ainda nem estaria em beta

  4. Eu sempre falei que essas Steam Machines com SteamOS iam flopar. Além de caro, era um negócio com um controle sem noção e praticamente do mesmo tamanho que um PC Gamer.

    Quem comprou isso aí deve estar louco pra se desfazer de alguma forma.

  5. O plano da Valve nunca foi competir com o Windows. Steam Machine é algo bastante experimental, mais como uma alternativa e um negócio para entusiastas.
    Assim como a Windows Store se tratando de jogos é algo bem irrelevante perto da Steam. E a própria Microsoft sabe disso e não descarta lançar os exclusivos dela lá.
    Nunca teve uma “guerra” declarada de Steam vs Windows. A Steam precisa do Windows assim como o Windows precisa da Steam.

  6. Mesmo quando o Windows 8 me fez ficar com um pé atrás, eu ainda preferia Windows para jogar. Quase comprei um console na época, mas fui forte e continuei no PC também pra gamers. Até porque o Windows 7 estava firme e forte super otimizado para games na época.
    Hoje o Windows 10 é perfeito para games.

  7. Acho que o erro da valve foi criar as steams machines sem convencer as produtoras de levar os AAA para o Linux dela. Talvez ela pensou que o movimento dela fosse levar por conta própria, mas fail

  8. Eu só acho que poderiam prestar mais atenção ao usar o google tradutor ou bing tradutor… Está cada dia pior estes textos, frases com palavras que tiram o sentido das mesmas, palavras grotescamente erradas… Sei lá, junta uma equipe que curta tecnologia, colaboradores, pq ficar copiando textos traduzidos e tentar enquadrar eles a um contexto não tá fluindo de maneira legal.
    É só uma dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *