O primeiro ano no mercado de consoles de nova geração já foi concluído, mas ainda é uma missão quase impossível conseguir um Xbox Series X ou um PlayStation 5 regularmente. Continuam a existir graves problemas de estoque devido à falta de matéria-prima, complicações no transporte e, sobretudo, devido à grande procura dos jogadores. Uma demanda que surpreendeu até a própria AMD, encarregada de criar o processador para os dois consoles de nova geração.
Olhando para 2022, a AMD planeja aumentar a produção de chips em 2022 para o que espera ser outro ano forte para Microsoft e Sony, embora o pico para Xbox Series X e PS5 não chegue até 2023.
” E ciclo dos consoles, quando você olha para ele em sua totalidade, tem sido incrível “, disse Lisa Su, CEO da AMD (via WCCFTech). “Quer dizer, se você pensar na força do ciclo, já estamos no segundo ano e no fato de a demanda ser muito grande. Quer dizer, temos enviado muitos produtos. Portanto, o fato de a demanda permanecer alta diz algo sobre a capacidade do produto que foi capturada pela Microsoft e pela Sony neste ciclo. Continuamos aumentando a produção. Esperamos que 2022 seja mais um ano de forte crescimento para os consoles. Se você olhar para o ciclo de console típico, o ano de pico é na verdade o quarto anoem geral. E, portanto, pode-se esperar que talvez 2023 seja o ano de pico. “
Da mesma forma, Su diz que é ótimo que a AMD possa alcançar mais pessoas por meio dessas plataformas. “Amamos o fato de termos tantos usuários usando a tecnologia AMD na plataforma de console e continuaremos a aumentar a oferta”, disse ela.
De acordo com a última análise, apesar deste aumento na produção da AMD, espera-se que os problemas de abastecimento do Xbox Series X e dos demais consoles do mercado continuem ao longo de 2022, já que não afeta apenas a falta de chips ou semicondutores, também problemas de logística de transporte ou o impacto do coronavírus em certas regiões.