VRR, ou taxa de atualização variável, é um recurso que geralmente passa despercebido no mundo dos consoles. Basicamente, a tecnologia suaviza as falhas visuais e de jogabilidade que surgem como resultado de taxas de quadros variadas. Ele existe no Xbox desde o meio da geração passada – desde que sua TV suporte o recurso – e agora chegou ao PS5. Então, como as duas versões se comparam?
Os especialistas da Digital Foundry já avaliaram a implementação do VRR do PlayStation e os resultados são, no mínimo, mistos. A essência aqui é que a versão PS5 é muito básica, suportando apenas certas faixas de taxa de quadros, e é uma experiência menor em comparação com a implementação do Xbox. Veja como John Linneman, da Digital Foundry, resumiu suas descobertas:
“Eu diria que a implementação do PlayStation 5 está um passo abaixo de [outras implementações de VRR]. É aceitável o suficiente, mas não tem, em última análise, a baixa compensação de taxa de quadros. VRR] faz isso melhor.”
“É um bom recurso, vale a pena ter, mas é implementado com a menor flexibilidade de todas as outras opções disponíveis. E acho que todas as outras opções significam, o PC ou o Xbox.”
Essa baixa compensação de taxa de quadros se resume a como o PS5 usa o recurso. Basicamente, a versão do VRR da Sony tem um limite inferior de 48fps, o que significa que se as taxas de quadros caírem abaixo desse valor, o VRR direto não funciona. Ao rodar no modo 120hz, a versão Xbox não tem esse limite e implementará VRR em qualquer taxa de quadros, embora em 60hz o Xbox também tenha um limite, definido em 40fps.
O Digital Foundry testou alguns jogos ao longo de sua análise, que novamente forneceu resultados mistos. A Insomniac entrou e corrigiu Ratchet & Clank: Rift Apart, por exemplo, que fornece uma experiência VRR mais suave, mas jogos não corrigidos podem sofrer devido à abordagem de todo o sistema da Sony. Elden Ring ainda sofre devido a taxas de quadros abaixo desse limite de 48fps, e o VRR do PlayStation não suporta jogos PS4.
O que tudo isso significa para os usuários do Xbox? Bem, pelo menos por enquanto, o melhor console VRR ainda está no Xbox, o que significa que os jogos devem parecer mais suaves para jogar como resultado. Estamos felizes que a Microsoft continue se esforçando para oferecer suporte adequado a esses recursos de ponta.