The Medium será lançado no PlayStation 5 amanhã, 3 de setembro. A aventura da Bloober Team foi lançada no dia 28 de janeiro para PC e Xbox Series X|S diretamente no Game Pass, e foi um dos primeiros jogos com toques de terror da nova geração. O canal ElAnalistaDeBits fez uma comparação gráfica com o resto das versões e o resultado mostra algumas diferenças na otimização.
De acordo com essa análise, o jogo no PS5 não inclui efeitos Ray Tracing, algo que estava presente no Xbox Series X em reflexos e oclusão ambiental. A iluminação e oclusão ambiental no PS5 tem pequenas alterações que de acordo com a análise em alguns locais dá bons resultados e em outros nem tanto. “Na área inicial, por exemplo, eles mudaram a direção da luz, modificando completamente a iluminação dos quartos.”
A perda de Ray Tracing faz com que a resolução dinâmica do PS5 aumente . Como Series X, ele usa 4K dinâmico e isso faz om que ele possa tornar a sua resolução maior. A taxa de quadros ainda visa 30 fps, mas você pode ver mais falhas – especialmente em cinemática – algo que pode dar uma sensação de mais instabilidade.
As sombras sofrem algumas alterações devido aos ajustes de iluminação mencionados anteriormente, sendo que em certos locais, como exteriores, são mais duras do que em outras plataformas. “A filtragem anisotrópica melhora ligeiramente no PS5 em comparação com o Series X”, diz ele na comparação, enquanto as texturas são idênticas em todas as versões.
No geral, o Playstation 5 oferece um ótimo desempenho do jogo, mas que para tanto a equipe achou melhor tirar o Ray Tracing, efeito que tem sido um dos carros-chefes desta geração e que proporciona um aspecto mais realista ao jogo, é uma pena que não conseguiram levar isso para o console da Sony,