Sim, o iPhone mudou o mundo, e a Apple, mesmo após 10 anos do seu lançamento, continua como a fabricante líder em lucros. Dessa vez, a história foi muito diferente e ingrata com a Microsoft e a Nokia, as duas gigantes acabaram por desfazer a aliança enquanto o iPhone e Android ganharam força.
Claro, não foi por falta de qualidade que isso aconteceu, tanto a Microsoft quanto a Nokia têm muitos consumidores fiéis, mas o problema foi a demora do Windows Phone chegar ao mercado, e a demora de ambas no contra-ataque ao iPhone, deixando a até então “gambiarra” do Android crescer e se tornar a única solução viável para combater o sucesso estrondoso da Apple.
Nos PCs, a Microsoft conseguiu fazer o dever de casa, e até nos consoles, quem diria, a Microsoft chegou tarde mas é um dos grandes destaques da industria, o problema foi nos smartphones. Claro ainda, para nós, o Windows Phone era e é ótimo, é questão de gosto. Contudo, os privilégios da Nokia foram altos e a Samsung (entre outras) conseguiu disseminar muito bem o Android. Enfim, após 10 anos, nada mudou.
iPhone
“De vez em quando aparece um produto revolucionário que muda tudo. Hoje a Apple irá revolucionar o telefone”. Foi dessa forma que Steve Jobs deu início à conferência Macworld, em São Francisco, palco em que foi apresentado o primeiro smartphone da Apple, o iPhone 2G.
O evento aconteceu em janeiro de 2007, mas o aparelho só passou a ser comercializado em 29 junho daquele ano, há uma década. O truque da Apple foi implementar a tela sensível ao toque e acabar com o teclado no corpo do aparelho, usando a ferramenta apenas quando necessário. Inovação que levou holofotes para o iPhone.
Nem tudo são flores
Apesar de ser sinônimo de revolução, o iPhone não é o smartphone mais comercializado no país. Tanto que em 2016 a Apple perdeu 50% dos clientes no Brasil, de acordo com dados da consultoria Counterpoint. A parcela de mercado da empresa passou de 8,3% em 2015 para 3,8% no ano passado.
Mesmo com os contantes lançamentos, o iPhone não revoluciona há algum tempo. Para Alessandro Affonso, a última grande revolução da marca foi em 2013, com o iOS 7. “Foi quando a Apple deixou o visual antigo e criou um layout mais limpo, foi um choque tremendo”.
É nesse cenário que a empresa traz ao mercado o iPhone 8 – depois do lançamento do novo iOS 11, que promete ao consumidor a experiência de realidade aumentada e uma Siri mais interativa.
A falta que Steve Jobs faz
“Ele era a grande cabeça, inspirador de tudo e tinha uma visão de mundo muito diferente do resto. Hoje em dia estão mais preocupados com a concorrência do que propor coisas novas e revolucionárias. A Apple perdeu muito com a saída do Steve Jobs”, disse Affonso.
Queremos e teremos a glória da Microsoft e Apple disputando tal mercado
A Microsoft não quer mais ouvir a palavra “smartphone“, a empresa não produz mais tais dispositivos a um bom tempo. Contudo, prometeu que criará uma nova categoria de dispositivos com uma forma totalmente diferente dos atuais telefones. A Redmond quer fazer o que a Apple fez há 10 anos, ou melhor, fazer o que a família Surface tem feito nos últimos anos ao lançar produtos como Surface Pro, Surface Book, Surface Laptop e o Surface Studio. Tais produtos são sucessos ao gerar lucros diretos e indiretos para a empresa de Bill Gates.
Ainda não sabemos quando a Microsoft irá lançará isso, mas certamente poderá rodar programas e jogos de PCs. A forma poderá ser dobrável e o processador poderá ser ARM. Segundo os rumores é mais ou menos isso o que deverá ser anunciado.
Em suma, vamos dar os parabéns para a Apple, pois conseguiu ser uma das poucos a lucrarem muito com tal mercado tão saturado nos dias de hoje. Mas os consumidores ainda precisam da Microsoft para, quem sabe, criar uma nova revolução e nos tirar da mesmice. O duelo de ambas é algo marcante para a tecnologia e que nunca deverá ter um fim, para o bem de todos.
Como eu sempre disse: a Apple nunca foi uma empresa, era o apelido de Steve Jobs.
segundo nome de jobs. tanto que foi jobs morrer que pegaram todas as idéias que ele vetou e testaram para descobrir, que continuavam ruins.
Iphone é um ótimo produto, o que mata ele são as atualizações. Isso e o preço não me atraem mais…
Como assim? Atualizações??? Não entendi!!!
A atualização apenas prioriza o celular em destaque deles o que acaba quebrando as pernas, aos poucos, do smartphone que você pagou os olhos dá cara. Bom tem gente que reclama dá falta de atualização do Android, mas pela minha experiência as atualizações que obtive não degrediu tanto.
Literalmente. As atualizações matam o iPhone aos poucos, até praticamente deixa-lo em estado vegetativo.
Reclamam da Apple por atualizar, e reclamam da Microsoft e do Google por não atualizar.
Povo nunca está satisfeito.
Agora atualizar não é bom.
Peraí, o problema da Apple são as atualizações? É claro que uma hora, um smart com specs antigas acaba pedindo água, mas aí já é hora de trocar. Vejo gente até hoje com aqueles iPhones pequenininhos funcionando. Qual celular tem uma longevidade assim?
Pois é, ter o iPhone 3gs até o 5s foi que trouxe essa conclusão, mas se discorda ok o mercado atende a todos xD.
Não entendi, seus iPhones ficaram inutilizaveis ou foram ficando lento e perdendo algumas funções de acordo com as atualizações? As atualizações realmente se tornam um problema, a partir do momento que o hardware não aguenta mais.
Todo mundo tem medo da Microsoft, porém para ela esta faltando apenas um BOOM, falta apenas agressividade na apresentação de seus produtos já que ela com sua linha Surface esta no mesmo patamar que a Apple (até esta incomodando a Maça). Microsoft conseguiu seu publico e tem potencial para conseguir o publico concorrente bastando apenas ser mais insistente e marqueteira.
Todo mundo quem? A Apple? O Google?
dá uma olhada nos números antes de falar esse tipo de coisa
TODO MUNDO TEM MEDO DA MICROSOFT!
ahauehauheuaheuahe
Você é cansativo, um débil muito cansativo. Ultimamente tenho me esforçado muito para te responder.
Agora entendi porque você usa o ZUNE como perfil
Só mais um produto fracassado.
Nunca achei que fosse tão infantil assim.
A lógica é muito simples… A Apple NUNCA se importou muito com o fato de ser líder ou não. Ela SABE que nenhum sistema vai desbancar o Android pelos próximos cem anos.
O que a apple mira é LUCRO… 3.8% de mercado dela, em números absolutos, valem muito mais do que 90 e tantos por cento do Android. Isso porque a Apple SABE que se ela colocar no mercado um aparelho custando 5 mil reais, a pessoas vão comprar…e 3.8% de mercado pagando esse preço absurdo num aparelho mas mil e tanto num Air Pod… mais mil e tanto numa película… mais dois mil nisso e mais mil naquilo… (Ipod, Ipad, IMac e etc)…ela vai continuar concluindo o objetivo dela que é lucrar como se não houvesse amanha e o resto que se dane.
Marketshare dos iphones é inferior ao Android, mas a Apple tá pouco se fodendo, pq ela sozinha ganha mais que todas as stores.
Quando houve o fiasco do Note 7 e a Samsung teve prejuízo, pra vc ter uma ideia a receita da Apple com smartphones passou os 100%
Você tem noção do que é ter mais de 100% da receita de uma área? Ninguém tinha.
Esses ainda não perceberam que a maior inovação da Apple não foi o iPhone, nem o iMac, nem o iPod, mas a iTunes Store pensada e projetada por Tim Cook – sacada que aliás seria implementada em todos os sistemas da companhia e o levaria ao trono da companhia do mundo com a morte de seu inspirador fundador.
Tudo que é comercializado em seu sistema a Apple “morde” um pedacinho. E de grão em grão…
Daqui a pouco vem o teu BAN ??? ??
Você eatá enganado! Não é apenas um aparelho caro. É um aparelho que tem atualizações anuais por mtos anos a fio. Tenho um macbopk pro de 2012 atualizado com o sistema de 2016 e vai ser atualizado este ano também. É por isso que as pessoas compram.
nokia estava falindo, sangrando dinheiro por todos os lados.
microsoft estava em um buraco com o windows vista. todos estavam felizes no xp, seja de 32 ou 64. Funcionava. os piratas gritavam e urravam por todos os lados.
a apple de jobs era confiante e com seu mestre nunca satisfeito, colocava nos eixos seus funcionários ou os jogava na rua sem piedade. Crescer ou morrer. já tinham tirado sua empresa uma vez e estavam negligenciando seu crescimento. jobs foi um mito de trabalho e dedicação. loucura e persistência. mostrou ao mercado. que fazendo da maneira certa, dá certo.
o android floresceu, timidamente a princípio. foi comendo pelas bordas, se adaptando e estruturando nas empresas “não-apple”. quem não podia ou não tinha condições virou um não apple e teve também sua inovação. cresceu e assim está o mercado.
é! eu gosto de história.
Jobs era tão foda que mesmo quando ele foi chutado da Apple ele criou a Pixar que dispensa comentários.
pois é! e sua notoriedade caiu, quando jobs deixou de prestar apoio. agora é só mais uma entre tantas.
“tanto a Microsoft quanto a Nokia têm muitos consumidores fiéis, mas o problema foi a demora do Windows Phone chegar ao mercado”
Sempre vou discordar dessa frase, não houve demora, a Microsoft estava lá antes da Apple. A Microsoft não soube como melhorar o seu produto até o iPhone aparecer. Faltou a Microsoft aquela “inspiração”.
“nós vendemos milhões e milhões e milhões de smartphones e a Apple ainda não”, Ballmer.
O pessoal aqui acha que o primeiro smartphone da MS foi da Nokia e o primeiro sistema móvel foi o Windows Phone 7
É uma forma eficiente de tirar a culpa da Microsoft.
Eu tinha um com windows 5.0
Se a Microsoft quiser repetir o que a Apple fez em 2007 vai ter que revolucionar de verdade, vai ter que criar algo que será imitado por todas as outras fabricantes e se tornar algo praticamente indispensável pra todo mundo, e não apenas criar um produto de nicho estiloso, como o Surface Studio.
Agora não tem mais jeito não. É entrar no mercado com sandálias da humildade ou então ficar de fora vendo.
Até o Windows Central, não consegue mais esconder as c@gadas do merdella
https://www.windowscentral.com/eyes-hololens-what-i-love-and-what-needs-change?utm_source=wc&utm_medium=dailyarticle&utm_content=20170705&utm_campaign=email
Cara, fui comprar um smartphone essa semana, e se tivesse um Windows 10 disponível (achei um 550 no Walmart, mas com configs fracas demais), eu consideraria.
Por isso que ninguém entende essa politica de não fabricar nenhum dispositivo.
Só quem entende é o mvp doidão lá do Windows Team. Mas vai discordar do que aquele maluco fala.
merdella e suas c@g@d@s
Falam da Microsoft “revolucionar”, de “dispositivo definitivo” ! Eu me pergunto tecnicamente, COMO???
Enfiando o dedo no Ku do merdella e rasgando…
Enquanto a merda$oft estiver nas mãos daquele verme, não teremos nada do tipo mobile, phone ou como queiram e inventes de chama-lo
?????
https://www.windowscentral.com/eyes-hololens-what-i-love-and-what-needs-change?utm_source=wc&utm_medium=dailyarticle&utm_content=20170705&utm_campaign=email
Tenho um lumia 650, gosto dele, mas to quase indo pro android pela falta de alguns apps, porra mano, cade o app do olx, mercado livre, bradesco… Eu sei q tem uns ali, mas ELES SAO RUINS, eu quero aplicativos de qualidade mano, to cansado de ficar usando o facebook e ele ficar fechando quando muda de app ou nao ter nem a porra dos reactions nos comentários, pq somos tao esquecidos? Vou acabar partindo pra um android com hardware potente e deixando meu 650 na gaveta pra quando os desenvolvedores acordarem, se é q vão…
Até o app do Bradesco está dando pau…
PHoderam a Nokia e o Windows Phone,
Infelizmente,,, para isto teríamos que ter pessoas competentes como os engenheiros e designers da Nokia, que em vários mercados, inclusive o Brasileiro já vendiam mais aparelhos que a apple, e não um bando de doidivanos que não conseguem entregar o que prometem , repetidas vezes, liderados pelo incompetente do merdella.