Os PCs já tiveram sua morte declarada há algum tempo, mas será mesmo que eles são os zumbis tecnológicos? Eles estariam velhos demais já que chegaram ao mercado há mais de 35 anos?
No final de outubro de 2016, tivemos talvez as maiores notícias do setor de tecnologia dos últimos meses, e os anúncios foram baseados nos PCs de duas maiores empresas do mundo: Apple e Microsoft. É como se estivéssemos numa espécie de um estranho túnel do tempo e vimos os lançamentos dos “MacBook Touch Bar” e Surface Studio, respectivamente .
O resultado de tudo isso deve ser particularmente surpreendente para aqueles que compraram a ideia de que o “PC está morto“. De acordo com as pessoas que pensavam desta forma, os tablets deveriam claramente dominar o mundo na atualidade. Mas claro, isso não aconteceu. Enquanto as remessas de PC certamente diminuíram, os tablets nunca chegaram a algo próximo dos PCs a partir de perspectivas distribuição. Na verdade, a distribuição de tablets tem caído por mais três anos consecutivos.
Depois dos tablets, os smartwatches eram os supostos “PCs” da próxima geração. Os dados recentes da IDC, no entanto, sugerem que smartwatches estão a ter um destino ainda pior do que os tablets. Um pouco mais de um ano e meio depois de ser amplamente introduzido no mercado, a distribuição de smartwatch está afundando. Não é exatamente um bom sinal para o que era suposto para ser a “próxima grande coisa” – “boom“. Não é à toa que várias empresas estão abandonado este setor, inclusive ao que tudo indica até a própria Microsoft “suspendeu” a criação de uma nova “Band”.
Claro, os PCs continuam a enfrentar seus desafios. Depois de um pico no 4 º trimestre de 2011, as remessas de PCs em todo o mundo estão em um declínio lento, constante desde então. Curiosamente, no entanto, as remessas de PCs nos Estados Unidos voltaram a crescer também constantemente.
A razão para isto é que os PCs continuam a provar a sua utilidade e valor para uma ampla maioria das pessoas, especialmente em ambientes de trabalho. O computador pessoal não é certamente o único dispositivo de computação que as pessoas estão usando, mas para muitos, continuam a ser o dispositivo de produtividade que, e para os outros, eles ainda desempenham um papel importante.
Outro grande motivo para a longevidade do PC é que temos visto um caminho de evolução constante e relativamente consistente desde seus primeiros dias. Impulsionado em parte pela Intel, AMD e nVidia, entre outros, que criaram dispositivos incrivelmente poderosos. Da mesma forma, o sistema operacional e aplicativos de software avançados pela Apple, Microsoft e muitos outros. Tudo isso combinado criou um ambiente que mais de 1 bilhão de pessoas podem usa-lo para trabalhar, jogar e comunicar.
Também tem havido melhorias impressionantes na parte estrutural dos PCs, por exemplo, o Dell (XPS13), HP (Spectre X 360) e Lenovo (ThinkPad X1) e o Apple MacBook Air. Ao mesmo tempo, para a surpresa de muitos, a inauguração da nova categoria de dispositivos 2 em 1 com o lançamento do Surface trouxe uma nova vida ao mercado de PCs. Finalmente, hoje podemos ter uma ótima combinação de desempenho, peso, tamanho e vida da bateria que muitos sempre quiseram em um PC.
Contudo, vale lembrar que para os institutos de pesquisa, os híbridos ou 2 em 1, são produtos diferentes dos PCs.
Francamente, os PCs na verdade nunca estiveram tão forte ou tão atraentes. O fato de que provavelmente o Surface Studio tenha sido talvez o produto mais incrível do ano já mostra por si só como tais aparelho ainda despertam o apreço do público.
Um brinde para o defunto!
Mas já pensou se os PCs enterrassem também os smartphones? Seria possível?
Como montador e manutenção de desktop, gosto de pensar que são tecnologias que coexistem enquanto não há um cenário definitivo. E qual o cenário me pergunta? Aquele que não existirá peças e drives e update.
Disseram que o livro mataria o contador de histórias; que o vinil mataria o show ao vivo; que a tv mataria o rádio; que a internet mataria a tv
https://uploads.disquscdn.com/images/cd36a5f20ab1dea9e6c038e70e421367644a33133cc569980e734cfa1bfbf8d8.jpg
Um cliente pediu um monitor no tampo da mesa. Tá dando um trabalho… Agora quem eu estou matando?
… só quem fala essas coisas são os boleiros de cristal…
Boleiros de cristal?
… é, os techgurus ultra sabedores da tecnologia suprema, aliens do futuro, muito, muito distante rsrs
Falaram tão mal das válvulas e amplificadores valvulados, até hoje não há tecnologia melhor e mais fina na musica mundial.
eu não gosto! simples assim e tem quem goste! prefiro muito mais o digital!
Pela praticidade, custo e resistência, o mercado concorda. Mas com um instrumento musical, o resultado é outro.
Verdade, e eu inclusive vi um filme uma vez sobre um DJ que possuía muita fama. O segredo dele era justamente produzir os sons com um instrumento musical, assim ele sempre apresentava algo único… original. É mais agradável aos nossos ouvidos. O digital sempre vai depender do analógico, vide os sensores/medidores largamente utilizados na indústria.
A Madonna anda com um pré amplificador analógico personalizado pra voz dela que no brasil custava uns 4 mil quando lançou por aqui. Não dá pra confiar a voz dela a qualquer dvd de karaoke.
O digital depende do analógico.
Ate certo ponto sim!
É até estranho saber que, num mundo digital, o áudio analógico ainda é superior.
E uma das melhores e a Mcintosh
sabe que eu já até tinha visto uns datasheet por aqui. mas nunca entrei no site? obrigado, me fez entrar hoje.
já ví uma cópia de um driver deles, o resultado do som, com as caixas dimensionadas, é muito bom!
Nossa, que foda! Gostaria de ver o resultado final…
Não fiz nada sobrenatural, apenas remanejando as peças de uma tv. Há projetos semelhantes na internet.
Esta, no caso, é apoiada a uma mesa de arquiteto. Reorganizei os auto falantes para perto da câmera na parte superior. Um desktop Esta aparafusado por trás. Só tem um cabo saindo, o da tomada que está dentro do pé do móvel. Esta é a proposta: https://uploads.disquscdn.com/images/fe0edc0ee0d3801734d84091a81dc34c3089023b197d22499e7cf83b9eb5c448.jpg
O mesmo recentemente com os fones de ouvido P2.
Sinal de radio (Bluetooth e WiFi) é legal. Mas esta sendo utilizado em áreas que milhares de outros dispositivos estão lutando por espaço. Dai me dizem: “cabos quebram e conexões se desfazem e voltam sem custo”. Então, o melhor depende em cada situação.
Hahahahah, dois textos motivacionais no mesmo dia. Então, ninguém vai matar ninguém, pcs sempre vão coexistir com os smartphones e por incrível que pareça, até tablets tem o seu mercado. Nenhum vai matar o outro, agora achar que os pcs podem matar os smartphones? Sério? Você acha que a massa, que o grande público que quer; consumir conteúdo, tirar e compartilhar fotos, fazer ligacoes e bater papo vai deixar a comodidade e praticidade de um smartphone que cabe na palma da mão, pra voltar pra frente de um monitor? To falando da grande massa, sabe quando você tá num metro e vê aquele monte de gente com um smartphone na mão, ou num restaurante, ou no parque ou num show? Para Jorge, tá feio já essa sua mágoa com a humilhante derrota da Microsoft no setor mobile. Perdeu meu amigo, abraça todos os outros mercados que ela domina e bola pra frente.
Hum… Mas na sua foto de perfil, vc está largando um smartphone
Foi o meu Lumia 730 que joguei no lixo.
Como ousastes fazer isso com o meu querido 730????? rs…….está em qual celular agora Jaime?
Ainda hj chora a morte dele, né?
… putz tu ficou revoltado somente pela última frase, depois de toda a matéria não ter dito nada a respeito… sem noção…
Foi o que percebi. Só confirmou o que a matéria trazia porém alertando mais para as perguntas feitas no fim, como se o texto tivesse abordado daquela maneira.
Se você não entendeu, eu explico. Estava falando do Continuum, 3 em 1, nova categoria da Microsoft.
Repito, as pessoas não querem mais sentar na frente de um monitor, preferem usar o smartphone, através de apps, e quanto menos precisarem sentar na frente de um computador, melhor pra elas. Os computadores tem papel vital nas nossas vidas hoje, mas passar horas na frente de um, poucas pessoas querem, a massa menos ainda. Isso torna o Continuum algo de nicho, não pra massa. Me diz aí, que programa o grande público quer rodando num smartphones, ainda mais que se pra usar ela precisaria usar o Continuum?
Ele não será apenas um pc. Ele será um smartphone tb. Você fala como se fosse apenas um PC portátil.
Repito, qual atrativo ele terá para as massas?
é porque todos fazem seus trabalhos de escola, faculdade ns celulares e trabalham com seus celulares digitando dezenas de paginas no word do celular também… usam photoshop no celular cara não fala merda!
É fácil, compra um teclado e bota ele na doca que vem com seu Lumia 950 =D
Pra grande maioria das pessoas, isso se faz em algumas horas, o restante elas preferem usar o smartphone.
Ha sim! Mas ainda assim usam o pc inevitavelmente!
Mas é isso que tô falando desde o começo, releia o que escrevi, nenhum vai matar o outro, o PC tem seu lugar e o smartphone tem seu lugar.
Valor agregado. Por que eu compraria apensa um celular, se eu posso comprar um celular que se transforma em PC também.
Kkkk, claro, a massa quer isso. As empresas querem pagar caro em um celular ao invés de um PC pro funcionário derrubar no vaso, ser roubado…
Depende da importância do funcionario. A empresa me deu um smartphone pq nem sempre estou na frente da minha mesa. Mas ao mesmo tempo, não recebo “documentos sensíveis” da empresa.
Cara, já trabalhei em empresas que tinham mais de mil funcionários, 90% deles são funcionários que trabalham fixos em mesas, nos mais variados setores, mais de mil terminais de computadores. Me refiro a isso, agora pense isso de maneira global. Mesmo funcionários que precisam de mobilidade não usariam, pq de qualquer maneira eles precisam de monitor e teclado, nesse caso um notebook é insubstituível, mas vamos lá, vamos ver onde isso vai dar. Pra mim sempre será um nicho, pra finalidades específicas.
Sim, finalidades especificas. Mandar um peixe subir na arvore é louco.
Vamos sonhar: um executivo que vai ao trabalho de bicicleta, coloca o lumia950 no dock da bike e enquanto carrega o SMART, ouve musica e usa a câmera pra gravar o percurso, chega na sala de reunião e pluga no dock station para trabalhar com Continuum, fazendo os apontamentos na tela. a noite em casa , termina as instruções.
Qualquer smartphone de ponta pode fazer isso? Sim, mas esse é o sonho diferenciado da ms.
O surface sera um smartphone, um pc e um console, sendo capaz de rodar apps e jogos mobile ou de pc, nao sera para todos, como iphone e galaxy S e note nao sao, mas poderá ele e seus similares atraírem consumidores e ganhar credibilidade, dando lucro a microsoft e oem.
A partir do Surface Pro, pra mim os Tablets viraram PCs. 🙂
Pra mim a linha Surface é apenas uma evolução dos notebooks.
[Offtopic]
Galera, tô com um L640XL que não está mantendo o chips
Ele reconhece de boa, aí do nada não reconhece mais, e fica como se não houvesse chip no dispositivo
Aí só depois de reiniciar que ele volta, porém depois de vários reinícios
Alguém sabe o que pode ser?
Queda. Pode ter sido isso.
Será?
Mas antes ele funcionava perfeitamente
Só vim notar isso com mais frequência quando o atualizei para a Redstone 1
Smartphones, console, tablet etc.. cada um tem seu mercado, ninguém mata ninguém na minha opinião
Ninguém quer sentar a bunda na frente de um PC mais
Agora é queda livre pro PC mesmo, nao tem o que o salve
Em 2007 pessoal falava isso mesmo.
Hoje todas as fabricantes querem ter seu PC (e já tem algumas que largam o Android por isso), além de que o mercado de peças para games está bem forte, e a Steam e outras lojas ganham rios de dinheiro. Inclusive, os jogos mais jogados estão nele. A produtividade está nas mãos da Microsoft.
Muita gente fala isso, que não quer sentar no pc, mas cada dia que passa tem ainda um monte de gente sentada no pc… todos que precisam fazer realmente um trabalho rápido e bem feito seja ele qual for faz pelo pc e não pelo celular… celular só serve pra ligar e consumir mídia! Claro por enquanto! Quero ver quem aqui que digita trabalho de escola ou de faculdade no celular! então não falem bosta! pelo amor!
Depende, com o Continuum dá sim para fazer um trabalho escolar, uma apresentação do PowerPoint.
Tudo bem que tem o mouse, teclado e TV, mas no fundo aquilo é um celular.
Quem trabalha com informática sabe… as esmagadora quantia de maquinas “PC” que são atendida no ano!!! nem se compara com notebooks ou tablets…
Verdade, PC quebra demais. O meu já quebrou 5 vezes, enquanto meu notebook apenas 1.
Quando o notebook quebra muitas vezes é melhor comprar logo outro.
Os micros sao muitas vezes reaproveitamentos por isso quebram demais… Hardware antigo… Mas quem tem dinheiro sobrando hoje em dia!
Tenho o mesmo PC a 6 anos, i5 2400 e uma placa genérica a única coisa que troquei foi a fonte que era genérica e a memória ram que era uma ddr3 de 4GB por uma de 8GB e uma GTX 660 que ainda mantenho pois não jogo mais pelo PC os últimos lançamentos, fora isso nunca deu nenhum problema. Provavelmente o HD logo vá dar algum problema, então já tenho um aqui de backup e pretendo comprar um SSD. Então esse PC talvez ainda seja usável por mais uns 6 anos, como não é PC gamer, só usado para trabalho e navegação na Web, acho que está de bom tamanho.
hahaha… quanta besteira.
Sim com certeza! 15 anos no ramo so se aprende besteira! Vai se masturbar! ?
Tu pode estar a 30 e sempre fazer merda, seu punheteiro
Fiquei com preguiça dessa lhama conta fake…
hahaha… sim, foi isso sim.
smartwatches morreram mais devido ao preço, aqui no brasil principalmente, tudo com preço de um celular à parte, pena que a xioami saiu do brasil, mas ao menos ainda podemos importar a mi band 2, maravilhosa por 100 reais
de um ano para o outro as vendas mundiais despencaram mais de 50%, com certeza o Brasil não tem uma participação significativa nisso.
o problema é que eles não se mostraram úteis, além disso há um abismo entre dispositivos fitness e relógios que querem ser inteligentes mas disputando no mercado de jóias.
não é a toa que uma marca popular entre esportistas como a Garmin (única com crescimento anual) esteja entre as três mais vendidas ao lado das marketeiras Apple e Samsung (ladeira abaixo).
Smartphones também são computadores, mas existem coisas que ficam melhores em telas grandes. É para isso que temos o Continuum para uma experiência “PC-like” (embora ainda não esteja 100%). Já vi gente preferindo jogar no emulador de Android do PC, ao invés do celular, procurando uma tela maior.
Já imaginaram como seria massa se o Surface Phone rodar x86, aí você poderia jogar seus jogos da Steam em qualquer lugar que tivesse uma TV (e você pudesse pôr o HDMI nela).
Tipo um notebook com saída HDMI? Isso já é possível faz muito tempo, e esse Surface Phone teria que ser bem parrudo pra jogar um Witcher 3 da vida (e olha que nem é dos mais pesados).
Bem, eu não acho que um notebook é tão discreto quanto um smartphone, por isso ele nunca sai de caso, ao contrário de um celular.
“Eu quero que os PCs morram de vez.”
Eita! Calma aí galera…
Eu vejo os Surfaces como uma evolução dos PCs, mas dos velhos PCs.
Eu acho que é aí que as análises pegam. Os híbridos, o Surface Studio não podem ser encarados como meros PCs. Apesar de certa forma terem suas bases nos Desktop velhos de guerra.
No meu caso, contrariando minha primeira frase, eu quero que os PCs velhos de guerra continuem vivos por longos anos, pois ainda gosto de montar meus desktops, fuçar, desmanchar, montar de novo. Seria de cortar o coração ver o fim desse tipo de PC.
Então, PC não vai morrer. Está se transformando.
A questão é: Será que vou gostar dessa transformação?
Só o tempo dirá.
O problema também é o hardware, como é que smartphones, tablets e dispositivos vestíveis podem substituir os PCs, sendo que os PCs podem ter um hardware muito melhor?